Palavra do Presidente
No final do ano passado, graças ao voto e à confiança dos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), fui escolhido para presidir a Mesa Diretora novamente. Dessa forma, durante 2014 estarei à frente do comando desta Casa, juntamente com os vereadores Marta Costa (primeira vice-presidenta), George Hato (segundo vice-presidente), Claudinho de Souza (primeiro secretário) e Conte Lopes (segundo secretário). A Corregedoria será de responsabilidade da vereadora Sandra Tadeu.
Na primeira edição deste ano da Apartes, destaque para mais um relatório final de um trabalho desenvolvido pe-la combatente Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog. A parceria entre a Comissão e esta revista, que no ano passado resultou em uma reportagem premiada com menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo, desta vez aborda o episódio da morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek. As investigações dos vereadores apontam que, diferentemente da versão oficial de acidente, JK foi, na verdade, assassinado pela ditadura militar. Os detalhes dessa reviravolta na história estão na matéria Emboscada para JK.
Outras duas comissões da Câmara Municipal são temas de reportagens deste número. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou irregularidades nos estacionamentos da capital concluiu que a maioria desses estabelecimentos está irregular não paga impostos e alguns ocupam espaços públicos irregularmente. A CPI também investigou a atuação de flanelinhas pela cidade, que intimidam motoristas e prestam um serviço de forma ilegal. Como parte da solução, os vereadores querem facilitar a emissão de licenças de funcionamento.
A outra CPI que finalizou seus trabalhos no ano passado tratou de uma realidade paulistana e brasileira que nos entristece muito: a exploração sexual infantil. Os membros da comissão realizaram várias diligências por toda a cidade, ouviram testemunhas e elaboraram o relatório final, apontando o problema e sugerindo soluções para que um dia possamos acabar com essa situação vergonhosa.
Por fim, ressalto também um texto que é uma homenagem a uma comunidade de imigrantes que tem enorme responsabilidade na construção da cidade de São Paulo: o perfil de Yukishigue Tamura, o primeiro vereador de origem japonesa desta Câmara. Um fato histórico, já que Tamura, ao ser eleito parlamentar nesta Casa, tornou-se também o primeiro político descendente de japoneses a se eleger para um cargo fora do Japão.
Um excelente ano e uma ótima leitura a todos!