N°01 – Destaque

Parlamento Jovem desperta vocação política

Vereadores jovens Gabriel Bassoto de Abreu (à esquerda) e Arthur Zelioli Charles registram seus votos pelo sistema biométrico

CCI.1/CMSP

O estudante de engenharia civil Vinícius Silva Caruso fará 20 anos em julho de 2013. É primeiro-secretário estadual da Juventude do PSDB e também conselheiro titular da Fundação Mario Covas. Entre os 18 e os 19 anos, ajudou a reestruturar os grêmios estudantis trabalhando para a Secretaria de Educação paulista. Aos 17, foi eleito para o cargo simbólico de deputado jovem na Câmara dos Deputados. Antes de tudo, em 2006, aos 13, foi vereador jovem na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP). “Esse caminho eu só trilhei porque comecei aqui”, disse Caruso em palestra aos participantes do Parlamento Jovem Paulistano de 2012.

Criado pela Resolução da Câmara nº 10 de 2001, o evento oferece a jovens estudantes do Município a oportunidade de aprender sobre cidadania e democracia, exercendo, simbolicamente, as atividades de vereador por dois dias ao ano, sempre em novembro. No primeiro dia eles assistem a palestras e visitam a Casa. No segundo, são diplomados e tomam posse. Em seguida, é eleita a Mesa Diretora do Parlamento Jovem. Depois, cada parlamentar jovem defende seu projeto na tribuna e o submete à votação, seguindo um regimento feito especialmente para a ocasião. As ideias podem servir de inspiração aos projetos de lei para a capital paulista.

Caio Tripicchio de Almeida, presidente do Parlamento Jovem 2012, apresentou projeto sobre controle da obesidade nas escolas

CCI.1/CMSP

Os interessados devem estar cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas e particulares da cidade. O candidato precisa apresentar um trabalho individual na forma de um projeto de lei, que será submetido à seleção de uma comissão de vereadores. Serão escolhidos os 55 melhores projetos, considerando: respeito ao formato de projeto de lei, pertinência em relação ao tema do partido, correção gramatical, concisão, clareza, originalidade e exequibilidade.

Cada escola pode participar com apenas um projeto, discutido entre os colegas, pais e professores e escolhido por comissão julgadora da própria comunidade escolar. A proposta deve estar atrelada a um dos seguintes partidos fictícios, escolhido pelo parlamentar jovem: Assistência Social; Educação; Emprego; Cultura; Esportes, Lazer e Recreação; Habitação; Natureza; Planejamento Urbano; Saúde; Segurança Urbana; Trânsito e Transporte.

Durante sessão plenária, vereadora jovem Priscila Santos Lima defende seu projeto para outros estudantes

Mozart Gomes/CMSP

O vereador jovem Caio Tripicchio de Almeida, da escola particular Germinare, foi eleito presidente do Parlamento Jovem Municipal de 2012. Seu projeto falava sobre controle da obesidade infantil e reeducação alimentar nas escolas públicas municipais. O estudante propôs, entre outras medidas, que toda unidade escolar tivesse uma nutricionista responsável pelo cardápio. A proposta recebeu 39 votos favoráveis, 9 desfavoráveis e 7 abstenções. “É sabido que entre as atribuições da escola estão: educar, instruir e conscientizar a comunidade escolar, a fim de obter uma sociedade saudável, consciente dos bons hábitos”, disse Almeida no Plenário, defendendo sua proposta.

“O exercício de democracia e participação política proporcionado pelo evento gera um impacto que não atinge apenas os vereadores jovens, já que cada inscrição é fruto de um processo seletivo que se dá no ambiente escolar e cada participante leva para sua vida e comunidade uma nova perspectiva do processo legislativo”, analisa Raul Julio, da Equipe de Eventos da CMSP, um dos organizadores do último Parlamento Jovem Paulistano.

Segundo Raul, o evento também pode despertar vocações políticas, como ocorreu com Vinicius Caruso, que foi estimulado a participar por um professor. “Há seis anos eu fui vereador jovem. Não sabia o que era plenário, aparte, pequeno e grande expediente. Gostei. Saí daqui achando que isso deveria continuar. Hoje eu volto para casa com a certeza de que isso dá resultado”, disse o estudante de engenharia durante a palestra aos jovens parlamentares do ano passado.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas com a Equipe de Eventos da Câmara, pelo e-mail eventos@saopaulo.sp.leg.br ou pelo telefone (11) 3396-4170. No portal da CMSP, em Prêmios Institucionais, também é possível encontrar mais detalhes, como cronograma de atividades, fichas de inscrição e de autorização pelo pai ou mãe, o modelo de projeto de lei e as normas para envio dos trabalhos.

apartes_n01_111