Notas
Prêmio Betinho celebra cidadania e democracia
A organização não governamental (ONG) Banco de Alimentos foi a vencedora da edição 2015 do Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo. A entidade distribui excedentes do comércio em estado perfeito para o consumo humano. Em sessão solene no dia 19 de agosto, foram entregues a Salva de Prata à ONG e menções honrosas para outros dois projetos finalistas, entre 28 inscritos: o Anima jovem, criado pela Associação Civil Anima para ampliar o universo cultural dos atendidos, e o Um teto para meu País – projeto casas emergenciais, que une universitários e jovens profissionais para construir voluntariamente locais de abrigo e programas de habilitação social voltados a famílias em assentamentos irregulares e favelas.
Criado em 1997, o prêmio é destinado a projetos que lutam contra a fome, a miséria e a exclusão social, lembrando as lutas do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. A solenidade, presidida pelo vereador Calvo (PMDB), contou com também a presença do vereador Netinho de Paula (PDT) e do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy.
Câmara abre as portas para jovens jornalistas
Desde 22 de agosto, com duração de oito sábados, ocorre na CMSP a oitava edição do Repórter do Futuro, curso gratuito destinado a estudantes de jornalismo da capital e região metropolitana. O projeto, que neste ano tem o tema Descobrir São Paulo – descobrir-se repórter, é realizado pela Escola do Parlamento, em parceria com a Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes e com o Sindicato dos Professores de São Paulo. Como tarefa prática, os alunos participantes farão a cobertura jornalística do Câmara no Seu Bairro e acompanharão atividades do portal da CMSP, da TV Câmara, da Assessoria de Imprensa da Casa e da Apartes.
120 anos do Tratado Brasil-Japão será lembrado na Câmara
A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) vai realizar, em 10 de novembro, uma solenidade para celebrar os 120 anos do Tratado de amizade, comércio e navegação Brasil-Japão e os 100 anos do consulado japonês no País, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e com a Câmara dos Deputados.
Para isso, instalou em agosto a Comissão Brasil-Japão, presidida pelo vereador Aurélio Nomura (PSDB) e composta ainda por George Hato (PMDB), Ota (PROS) e Ushitaro Kamia (PSD). Estiveram na instalação Harumi Arashiro Goya (presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social), Takahiro Nakamae (cônsul-geral do Japão em São Paulo) e Yoshiharu Kikuchi (presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo).
Instalada a CPI das torcidas organizadas
Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Está em andamento na CMSP, até o início de novembro, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das torcidas organizadas, que investiga a relação dos clubes de futebol paulistanos com as torcidas e a violência gerada nos estádios ou fora deles. “Se há uma torcida organizada, existe um clube que, por sua vez, está filiado à Federação e à Confederação Brasileira de Futebol, e todos são responsáveis, é uma cadeia”, disse, durante a instalação da CPI, seu presidente, o vereador Laércio Benko (PHS). O vice-presidente da Comissão é Conte Lopes (PTB), o relator é Ota (PROS) e os demais participantes são os vereadores Adolfo Quintas (PSDB), Alessandro Guedes (PT), Calvo (PMDB), José Police Neto (PSD), Ricardo Teixeira (PV) e Toninho Paiva (PR).
Após reportagem, Bertioga homenageia Ítalo Fittipaldi
Um perfil sobre o ex-vereador paulistano Ítalo Fittipaldi, publicado na edição de maio da Apartes, chamou a atenção dos moradores de Bertioga, no litoral norte paulista. Apesar de Ítalo morar há 13 anos na cidade, poucos habitantes de lá sabiam que ele, de 88 anos, havia sido vereador na capital paulista e deputado federal por quatro mandatos.
“Gosto de ficar nos bastidores”, brinca Ítalo. Em 11 de agosto, Fittipaldi saiu por alguns momentos dos bastidores para ocupar o plenário da Câmara Municipal de Bertioga, onde foi homenageado com uma moção de parabenização “por sua importante e dedicada carreira política e por sua contribuição ao desenvolvimento do estado de São Paulo”, concedida pelo vereador Toninho Rodrigues (DEM).
Comente sobre essa matéria: |
Envie críticas ou sugestões:Email: apartes@saopaulo.sp.leg.br |