Nº16 – Palavra do Presidente

teste-150x150

Vereador Antonio Donato
Presidente da CMSP

Assessoria vereador
Antonio Donato

Palavra do Presidente

A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) vem, constantemente, promovendo a integração de seus veículos de comunicação. Seguindo essa linha, em agosto estreou na grade da TV Câmara São Paulo o programa Apartes grandes reportagens, uma parceria que visa levar para a televisão os temas discutidos nesta revista. Com esse passo, nossos leitores poderão conhecer também os cenários, sons, vozes e situações que nos ajudaram a construir os principais textos de cada edição. Na página 12, saiba mais sobre essa inovação.

Integração é a palavra-chave da reportagem de capa, Questão de gênero, questão de gente, sobre medidas para combater o preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.  Uma das ações pioneiras surgiu nesta Casa, em 1999, com a legislação que incluiu o Dia do Orgulho Gay no calendário oficial da cidade. Em 2010, outra iniciativa aprovada aqui se tornou um marco nessa luta, pois obrigou os serviços municipais de saúde a identificar travestis e transexuais por seus nomes sociais.

O respeito às diferenças ressurge na reportagem Diferente e em frente, que trata sobre os mitos, as reais limitações e as vantagens das pessoas com síndrome de Down. Propostas da Câmara querem chamar a atenção para esse assunto e mostrar que a diversidade e a integração podem ser muito boas não só para quem tem a síndrome, mas para toda a sociedade.

Nesta edição há também de outro tipo de integração, a dos paulistanos à cidade onde vivem. Uma lei aprovada pelos vereadores instituiu as linhas noturnas de ônibus na cidade. A iniciativa permite que as pessoas circulem por São Paulo e aproveitem o que a maior cidade da América do Sul oferece em termos de serviços, compras e lazer. Veja mais na matéria Ligada 24 horas.

Se na prática muitas das ações da Câmara Municipal promovem a integração, no âmbito teórico o tema é um dos pilares dos eventos e cursos promovidos pela Escola do Parlamento da CMSP, que vem recebendo elogios pela qualidade dos debates promovidos e, cada vez mais, se torna modelo para outras casas legislativas do País. Saiba mais em Ponte para o saber.

Por fim, no perfil deste número está o ex-vereador José de Alcântara Machado de Oliveira, homem que reuniu muitos atributos dos que têm o nome eternizado na história da cidade, do Estado e do País. Elegeu-se em todas as esferas do Poder Legislativo, formou-se e lecionou na renomada Faculdade de Direito de São Francisco, imortalizou-se nas academias Paulista e Brasileira de Letras e defendeu o Estado de São Paulo na Revolução de 1932. Conheça melhor a vida de Alcântara Machado em O imortal quatrocentão.