Palavra do Presidente
A reportagem de capa desta edição, a última do ano, debate economia compartilhada, uma tendência que procura aproveitar ao máximo os recursos disponíveis e tem na tecnologia um grande facilitador. Em Divisão que multiplica, a revista explora alguns exemplos que mostram como essa forma de comercialização vem transformando até mesmo as relações humanas, aproximando pessoas e culturas. E das várias tecnologias que facilitam esse tipo de economia, o aplicativo Uber foi o primeiro a exigir um debate mais aprofundado na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP).
Este número inaugura uma seção de entrevistas com especialistas para debater a capital paulista. O primeiro é o psicanalista Christian Dunker, que discute como a lógica do condomínio cria uma cultura de segregação entre os paulistanos e vai contra a política de integração e mobilidade, cada vez mais presente na cidade e um dos pilares do Plano Diretor Estratégico.
A Câmara Municipal, que teve papel fundamental na discussão e aprovação do PDE, agora tem a missão de construir uma Lei de Zoneamento (um dos desdobramentos do Plano Diretor) com a colaboração dos paulistanos, o que vem sendo feito em audiências públicas nos últimos meses. E nesse momento de repensarmos a organização da cidade, a CMSP recebeu da Prefeitura a proposta do novo Código de Obras, outra ferramenta que define o futuro urbanístico de São Paulo. Conheça melhor o projeto em Por dentro das edificações.
A missão dos vereadores de transformar a cidade em um local mais amigável e melhor para se viver inclui, obviamente, apresentar propostas que tornem possíveis as mudanças. A reportagem Caminhos livres traz os projetos e leis da CMSP com políticas inclusivas voltadas aos deficientes visuais, principalmente em relação ao transporte. Em A toda carga, conheça melhor as leis e projetos que criam incentivos para que os carros elétricos ou híbridos ganhem mais espaço na frota paulistana, o que contribuirá para diminuir os terríveis níveis de poluição.
Outra novidade desta edição é que algumas reportagens contaram com a participação de três estudantes de Comunicação que fazem parte do projeto Repórter do Futuro, organizado pela ONG de comunicação Oboré e apoiado pela Câmara Municipal, na figura da Escola do Parlamento. As jovens contribuíram na apuração, nas entrevistas e na elaboração de parte dos textos, sob acompanhamento dos jornalistas da revista. De certa forma, o apoio a este projeto reflete a preocupação desta Casa com a educação. O tema esteve em evidência nos debates dos últimos meses, durante a tramitação e votação do Plano Municipal de Educação do Município. Conheça os avanços do PME em O primeiro plano.
Seguindo a tradição de resgatar os vereadores históricos desta Casa, desta vez contamos a trajetória de David Lerer, um médico e revolucionário que viajou o mundo lutando pelos ideais nos quais acredita. A Apartes esteve com ele em Bertioga, onde vive atualmente, e traz essa bela história em O revolucionário cordial.