Palavra do Presidente
A primeira edição da Apartes de 2016 marca também o reinício dos trabalhos da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) sob a coordenação de uma nova Mesa Diretora, da qual fui novamente escolhido para ser presidente. Agradeço a confiança dos vereadores desta Casa, que possibilitaram a minha reeleição. Certamente, o trabalho desenvolvido no ano passado foi decisivo para essa escolha, com projetos importantes como o Câmara no seu Bairro e a realização de várias audiências públicas, nas quais foram debatidos projetos cruciais como a Lei de Zoneamento e o Código de Obras do Município. Iniciativas que contaram com a total colaboração dos funcionários da CMSP. Portanto, uma parceria que rendeu ótimos frutos e foi reconhecida.
Entre as grandes realizações dos vereadores, nesta edição destacamos a publicação, no ano passado, do relatório final da Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog. Desde 2012, os parlamentares membros dessa comissão têm atuado de forma brilhante para desvendar e tornar públicas as barbaridades cometidas pela ditadura militar brasileira. Com a finalização do relatório, a Comissão da Verdade foi encerrada e deixa uma contribuição enorme para a história nacional. A reportagem Uma nova verdade traz os pontos principais do documento e faz uma breve retrospectiva da atuação.
Também no âmbito histórico, a revista retoma a seção Desarquivando, que apresenta os documentos históricos pertencentes à Câmara Municipal. Neste número, conheça o requerimento enviado à CMSP pelo escritor Oswald de Andrade que, pode-se dizer, resultou na construção da Praça Benedito Calixto. Este número traz, ainda, uma matéria sobre os 30 anos da Guarda Civil Metropolitana e as ações da CMSP para valorizar cada vez mais a categoria.
Para finalizar a parte histórica, publicamos o perfil de Reinaldo Canto Pereira, vereador nesta Casa entre 1960 e 1965. Com uma longa trajetória na política, ele foi responsável pelo projeto que permitiu construir a primeira rodoviária da cidade de São Paulo, no bairro da Luz. Essa e outras histórias de Reinaldo estão em A profecia deu certo.
Na reportagem de capa, Pragas da cidade, conheça os projetos que buscam controlar as superpopulações de ratos, baratas, pombos e outras pragas que disputam o espaço urbano conosco e podem trazer muitos prejuízos à saúde humana.
Na entrevista desta edição, falamos com a urbanista Raquel Rolnik. Ela abordou outro tipo de disputa na cidade de São Paulo: a “guerra” entre o direito à moradia e os espaços urbanos tratados como mercadoria.
Um ótimo ano a todos, com muito trabalho e realizações.