Palavra do Presidente
Uma boa notícia para você, caro leitor. A revista Apartes passa agora a ser mensal, mantendo o conteúdo essencialmente jornalístico.
Essa mudança ocorre pouco tempo depois de a equipe responsável por sua execução – jornalistas, fotógrafos, designers e outros profissionais envolvidos na tarefa – ter aceito o desafio de elaborar uma publicação semestral.
O resultado dessa transformação você confere nesta edição. A nova fase prestigia ainda mais os debates e a produção da Câmara Municipal de São Paulo, que são a base essencial para as reportagens da revista.
A matéria de capa aborda uma das principais reivindicações das manifestações de rua que vêm ocorrendo em São Paulo e no restante do País: a diminuição do valor da tarifa dos ônibus municipais e a melhoria do serviço prestado.
Vale lembrar que antes da mobilização popular chegar à frente do Palácio Anchieta, a Câmara Municipal já havia criado a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo. O tema vem sendo discutido desde o final de junho e soluções serão apontadas. Os resultados parciais podem ser conferidos na reportagem.
Outras duas matérias tocam em pontos que podem mudar definitivamente os rumos urbanísticos da capital: a Operação Urbana Água Branca e o Plano Diretor Estratégico. A primeira foi aprovada em segunda votação pelos vereadores e o segundo acabou de chegar ao Parlamento, após ser discutido pelo Executivo. Agora, passa a tramitar e a ser debatido pelo Legislativo, juntamente com a sociedade.
Ainda em relação aos projetos voltados à cidade, novamente a Apartes aborda a questão dos animais: um projeto de lei quer a permissão para que bichos de estimação sejam enterrados nos jazigos que pertencem a seus donos. Outra iniciativa pretende proibir a comercialização de foie gras (patê feito com fígado de ganso ou pato) e peles de animais.
A edição traz, também, um perfil do ex-vereador de São Paulo Agenor Palmorino Monaco, que atuou no Parlamento de 1956 a janeiro de 1969 e é uma fonte inesgotável de excelentes histórias sobre a política paulistana.
Tenho a plena certeza de que, com mais essa mudança, caminhamos para tornar esta publicação um típico exemplo de veículo de comunicação pública. Com isso, a Apartes só vem fortalecer o processo de transparência e de participação popular que buscamos à frente da Câmara Municipal de São Paulo. Agora, ainda mais, já que a revista passa a entrar, mensalmente, na casa de nossos leitores.
Um abraço e uma ótima leitura!