Nº02 – Educação

Prêmio Paulo Freire valoriza e emociona educadores

Projeto vencedor estimula alunos a conhecer a história da Cohab Raposo Tavares

Rodrigo Garcia | rodrigogarcia@saopaulo.sp.leg.br

Vencedores: Aluno e professores do Centro de Memória Cohab Raposo Tavares

Gute Garbelotto/CMSP

Para um educador, obter o reconhecimento de seu trabalho é sempre bom, principalmente quando vem em forma de uma premiação com o nome de alguém que se admira, como é o caso do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal. Afinal, o mestre tem livros publicados no mundo todo e é o patrono da educação brasileira.

Essa emoção foi sentida pelos professores que foram ao Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) no dia 19 de setembro, aniversário de nascimento de Paulo Freire, para participar da premiação. Entre os mais emocionados estavam Douglas Scaramussa Pereira, professor de Geografia, e Andréia Rodrigues Leão, professora de História. Eles receberam a Salva de Prata de 1º lugar do Prêmio, com o projeto Centro de Memória Cohab Raposo Tavares, desenvolvido com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Alice Borges Ghion. “Esse prêmio não tem valor financeiro, mas o simbólico é muito maior, pois une nosso projeto ao nome de Paulo Freire”, afirmou Douglas. “Estamos felizes em compartilhar as ideias do mestre.”

No projeto Centro de Memória Cohab Raposo Tavares, 20 alunos-pesquisadores, entre 10 e 14 anos, procuram contar e preservar a história do conjunto habitacional onde está a escola. Eles fazem entrevistas em vídeo com moradores e recolhem fotos, documentos e reportagens da imprensa sobre o bairro. “Espero que o Prêmio Paulo Freire abra portas para a gente conseguir uma sede para o Centro de Memória”, diz Douglas.

Música: Alunos do CEU Dom José Gaspar se apresentam na Sessão Solene

Gute Garbelotto/CMSP

O 2º lugar foi para o projeto Cinema Surdo, no qual alunos da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Vera Lúcia Aparecida Ribeiro analisam filmes e produzem vídeos. Já a 3ª colocação ficou com o projeto Click, da Escola Municipal de Educação Infantil Princesa Isabel, em que os alunos fotografam o uso consciente de energia.

Na Sessão Solene, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil do Centro Educacional Unificado Dom José Gaspar – Aricanduva usaram claves de rumba e tambores para executar músicas inspiradas no grupo Olodum.

Ensino aprimorado

O Prêmio Paulo Freire é entregue às unidades escolares que se destacam em iniciativas e projetos para aprimorar a qualidade do ensino na rede pública municipal de São Paulo. Foi criado em 1998, por iniciativa do então vereador Vicente Cândido da Silva. Sua primeira edição foi em 2006, com 68 projetos inscritos. Desde então, 461 projetos já participaram. Na edição deste ano, a oitava, foram inscritos 95 projetos.

A premiação é decidida por uma comissão de membros indicados por entidades ligadas à educação e ao meio estudantil. O representante da Câmara na comissão, vereador Toninho Vespoli (PSOL), presidiu a Sessão Solene e ressaltou que a premiação “é importante não só pela figura do Paulo Freire, por sua ação libertadora, mas também pelo próprio prêmio, que valoriza os projetos pedagógicos e reconhece o valor dos professores”.

O prêmio é uma homenagem a um dos mais importantes educadores do século 20, Paulo Reglus Neves Freire, nascido em 1921, no Recife (PE). Ele desenvolveu um método que leva o seu nome e notabilizou-se pela alfabetização de adultos em curto espaço de tempo.

Entre os livros publicados, destaca-se a Pedagogia do Oprimido, de 1968. O professor, que também foi secretário de Educação da cidade de São Paulo (1989-1991), morreu em 1997, aos 75 anos.

Projetos Premiados

1º lugar – Centro de Memória Cohab Raposo Tavares – Instituição: Emef Maria Alice Borges Ghion

2º lugar – Cinema Surdo – Instituição: Emebs Vera Lúcia Aparecida Ribeiro

3º lugar – Click – Instituição: Emei Princesa Isabel

Menções Honrosas

Alimentar-se bem, uma construção de hábitos saudáveis – Instituição: Emei Professora Irene Manke Marques

Você é o autor – Instituição: Emei Tide Setubal

Ética, cidadania e solidariedade numa escola sustentável – Instituição: Emef José Bonifácio

Café terapêutico solidário – Instituição: Cieja Campo Limpo

Grajaú, onde minha história começa: A urbanização de São Paulo – Instituição: Emef Padre José Pegoraro

Chá das Minas – Instituição: Emef Presidente Prudente de Morais

Canto e encanto por todos os cantos do CEI – Instituição: CEI Vereador Joaquim Thomé Filho

Tear – Instituição: Emef Joaquim Bento Alves de Lima Neto

Princesinhas – Instituição: CEU Parque São Carlos

Cooperativas: Uma experiência das práticas políticas e econômicas sustentáveis na educação de jovens e adultos – Instituição: Cieja Parelheiros