Recado da Redação
O Zoneamento, principal lei aprovada no ano, é tema da matéria de capa. Construída por meio de uma parceria entre Executivo, Legislativo e a população de São Paulo, a legislação planeja um futuro para que a cidade seja mais conectada, sustentável, amigável para os pedestres e com melhor aproveitamento dos espaços.
Outra das grandes iniciativas da CMSP neste ano é a criação de seu Centro de Memória. O objetivo é disponibilizar ao público a rica história da instituição, criada em 1560 e palco de importantes episódios ao longo dos anos. Na matéria Do baú à rede, contamos um pouco mais sobre os projetos do Centro.
Como parte do plano de resgatar os fatos marcantes da Câmara Municipal, a Apartes mantém seções que tratam de documentos relevantes e curiosos e traçam o perfil de ex-vereadores. Esse material também faz parte do conteúdo do site do Centro de Memória.
Nesta edição, falamos do projeto que pretendia construir uma arena de touros na capital paulista. As touradas, herança dos imigrantes espanhóis, ocorriam na cidade até o início do século 20, quando foram proibidas pelos vereadores. A arena seria uma tentativa de reativar a prática. Já o perfil traz um protagonista do início da construção da cidade, o português João Ramalho, responsável por uma aliança entre os colonizadores e os indígenas que garantiu a segurança da então Vila de São Paulo de Piratininga.
Se as touradas eram uma diversão de antigamente, o futebol faz a alegria de milhões hoje em dia. Trazido da Inglaterra para o Brasil em 1894, por Charles Miller, o esporte caiu no gosto popular e se tornou o mais importante do País. Fora dos gramados, o ponto triste dessa história é a violência entre as torcidas dos maiores clubes do Estado. O assunto foi tema de uma CPI encerrada em abril na CMSP. As propostas para resolver os problemas desses conflitos entre as organizadas podem ser conferidas em Para torcer em paz.
Menos popular, mas não menos importante, o basquete chegou ao Brasil também em 1894, pelas mãos do professor norte-americano Augusto Shaw, que se mudou para São Paulo para dar aulas no Colégio Mackenzie. Uma das estrelas de todos os tempos na modalidade é Magic Paula, campeã mundial e medalha de prata olímpica. Entrevistada desta edição, ela analisou os grandes eventos esportivos da atualidade brasileira e contou sobre sua experiência em gestão esportiva.