Notas
Espaço Wi-Fi Livre é inaugurado na Câmara
A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) inaugurou, em 2 de agosto, um novo espaço para o público que passar pela Casa. Localizado no térreo do Palácio Anchieta, sede da Câmara, o Espaço Wi-Fi livre conta com bancos, pufes, mesas, tomadas para recarregar aparelhos eletrônicos e zona de wi-fi livre. A área fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.
Deputados italianos visitam o Palácio Anchieta
Representantes do Poder Legislativo da Itália estiveram na Câmara Municipal em 4 de julho e se encontraram com vereadores. Os parlamentares trataram de diversas questões, entre elas o financiamento público de campanhas em ambos os países, a situação da União Europeia (bloco de países do qual a Itália faz parte) e trocaram experiências parlamentares.
“É importante conhecer todos os desafios da municipalidade quanto aos problemas da desigualdade social, que é um desafio das grandes cidades no mundo”, declarou a vice-presidenta da Câmara dos Deputados da Itália, Marina Sereni. Segundo ela, a cidade de São Paulo é considerada “a mais italiana” fora da Itália.
Projetos sociais ganham o Prêmio Betinho de Cidadania
O projeto Sefras Defesa e Justiça Penal, da Associação Franciscana da Solidariedade, e o Violência aqui não entra não!, da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (Unas), ganharam o Prêmio Betinho 2016. A Salva de Prata foi entregue em sessão solene, em 8 de agosto, na Câmara Municipal de São Paulo. A edição contou com 31 inscritos.
Menções honrosas também foram entregues ao projeto Serviço especializado de abordagem social às pessoas em situação de rua, do Instituto Social Santa Lúcia, e ao Geração 2016, do Instituto Criança Cidadã.
O prêmio, criado em 1997, reconhece projetos que lutam contra a fome, a miséria e a exclusão social, assim como fazia o sociólogo Herbert de Souza, Betinho.
Parlamentares da China conhecem a CMSP
Representantes do Congresso do Povo (Parlamento) de Wenzhou, cidade da Província de Zhejiang, na China, visitaram a Câmara Municipal em 13 de julho para conhecer os trabalhos da Casa e estreitar as relações com o Brasil. “O número de habitantes de Wenzhou é de 9 milhões e a capital paulista tem um pouco mais, o que permite que as ações que deram certo em um ou outro município possam ser copiadas para permitir melhores condições às populações”, disse Wang Xiao Tong, vice-presidente do Congresso do Povo.
A delegação foi recebida por Maria Aparecida Perez, representante da Presidência da Casa. “Essa interação é importante para fortalecer as relações diplomáticas e conhecer o funcionamento de outros sistemas”, afirmou Perez.
Bombeiros são homenageados com Salva de Prata
A Câmara Municipal de São Paulo entregou o Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas a cinco bombeiros que se destacaram na cidade. A sessão solene foi realizada em 29 de agosto, no Salão Nobre do Palácio Anchieta.
Os escolhidos pelo Comando Geral da Polícia Militar para receber a homenagem, em sua sétima edição, foram o segundo-tenente da reserva Gerk Sullivam Luiz de Carvalho Silva, o capitão Robson Dias Pereira, a primeiro-tenente Daniela Santos Oliveira, a cabo Ilma de Lima Francisco e o cabo Paulo Roberto de Abreu.
O prêmio lembra o coronel Hélio Barbosa Caldas, que combateu o incêndio do Edifício Andraus, em 1972, e o do Joelma, em 1974.
Escola do Parlamento lança Cadernos de jornalismo
A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes, lançou em 30 de junho o livro Cadernos de jornalismo. A obra é fruto dos trabalhos realizados pelos alunos das quatro últimas edições do projeto Repórter do Futuro.
O diretor da Oboré e coordenador do projeto, Sérgio Gomes, afirmou que “essa é uma experiência muito bem sucedida, que atravessou três legislaturas, mostrando que não é uma coisa ligeira, vinculada a essa ou aquela corrente política, mas que se trata realmente de uma iniciativa que veio pra ficar”.
Segundo o diretor-presidente da Escola do Parlamento, Christy Ganzert Pato, “o caderno é a consolidação de um trabalho bacana que vem sendo realizado”.
A obra pode ser lida no link www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/publicacoes/livros.
Errata
Na reportagem O ‘bárbaro’ que salvou São Paulo, publicada na edição 20, a legenda correta da página 15 é “Quadro de Antônio Parreiras mostra João Ramalho e uma de suas filhas (à esquerda) na instalação da CMSP”. A obra não retrata Bartira, esposa de Ramalho.