Nº24 – Notas

Notas

CPI de vereadoras investiga vulnerabilidade das mulheres

Pela primeira vez a Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) composta apenas por vereadoras. O objetivo do grupo é investigar a condição de vulnerabilidade das mulheres, abrangendo as causas de desigualdades econômicas, sociais e a dificuldade de ascensão no mercado de trabalho.

A CPI é presidida por Aline Cardoso (PSDB), com Soninha (PPS) no cargo de vice-presidenta. Edir Sales (PSD) ocupa a relatoria e Sâmia Bomfim (PSOL), Adriana Ramalho (PSDB) e Sandra Tadeu (DEM) as sub-relatorias. Também fazem parte da CPI Juliana Cardoso (PT), Noemi Nonato (PR) e Rute Costa (PSD).

Ouvidoria atende por Whatsapp

Os cidadãos já podem entrar em contato com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo pelo aplicativo de celular Whatsapp – (11) 94153-3277. O novo canal integra uma rede de comunicações que também conta com atendimento presencial (Viaduto Jacareí, 100 – 1º subsolo, sala 29), por telefone (0800-3-226272), e-mail (ouvidoria@saopaulo.sp.leg.br), portal (camara.sp.gov.br/fale-conosco/ouvidoria) e Facebook (facebook.com/camarasaopaulo). A Ouvidoria recebe sugestões, reclamações e pedidos de informações.

Artistas de rua, guardas e PMs são homenageados

A Câmara de São Paulo premiou bombeiros, policiais, guardas civis metropolitanos (GCMs) e artistas do hip-hop com a entrega de três prêmios.

O Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas, concedido anualmente aos cinco bombeiros que se destacaram durante o ano, foi entregue em 13 de março. Por critérios como resgates bem-sucedidos e alto comprometimento profissional, os homenageados foram os subtenentes Levi Firmino da Silva e Osvaldo Carvalho da Cruz, os primeiros-sargentos José Jesus do Nascimento e Sidnei Cesar Soares de Lima e o cabo Milton Teixeira da Silva. Em comemoração ao Dia da Mulher, a cabo Adriana Soares, representando as mulheres bombeiras, também recebeu uma homenagem.

Para artistas que fortalecem a cena hip-hop, a Câmara entregou o Prêmio Sabotage em 21 de março. Os ganhadores foram: DJ Erry-g(melhor DJ), grupo DMN (melhor MC), Riska (melhor grafiteiro) e Ivo Alcântara (melhor dançarino).

Os policiais militares, civis e guardas civis metropolitanos (GCMs) que sobressaíram nos serviços prestados à sociedade paulistana em 2016 receberam, em 20 de abril, a Medalha Tiradentes e o Diploma de Reconhecimento. Os homenageados foram a segundo-sargento Vera Lúcia Rocha, o delegado Fábio Nelson Fernandes e o GCM Classe Especial Marcos Antônio Pinto de Moraes.

A Orquestra Corpo Musical Escoteiro apresentou-se na sessão solene de entrega do Prêmio Escotista Mário Covas Júnior de Ação Voluntária, realizada em 25 de abril, no Salão Nobre da CMSP.
A homenagem é entregue a pessoas e instituições que incentivam o escotismo e ações educacionais. Foto: Equipe de Eventos/CMSP

Errata

No infográfico 10 pioneiros da Câmara, publicado na edição 23 da Apartes, a legenda correta para a imagem dos primeiros vereadores paulistanos é: Garcia Rodrigues & Antônio Cubas.