Nº03 – Notas

NOTAS

São Paulo terá agência de fomento ao cinema

Haddad entrega a José Américo projeto da SPCine

Fábio Lazzari/CMSP

A Câmara Municipal de São Paulo está analisando o projeto do Executivo que cria a Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, a SPCine. Essa agência de fomento terá o objetivo de facilitar a produção, a distribuição e a exibição de conteúdos audiovisuais em diversas plataformas, da tela de cinema aos telefones celulares.

No dia 31 de outubro, o presidente da Câmara, José Américo (PT), recebeu o projeto das mãos do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), em uma cerimônia na Praça das Artes, que também contou com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), da ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT), de vereadores e de dezenas de cineastas. “Em um mês vamos realizar audiências públicas e aprovar o projeto”, afirmou José Américo. “Todos os líderes de bancada se mostraram comprometidos com essa questão.”

TV Câmara SP abre espaço para produção universitária

A TV Câmara São Paulo exibe em sua grade, desde agosto, o programa Espaço Universitário, com produções de universitários e recém-formados nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Rádio e TV, em instituições paulistanas. O programa vai ao ar todo sábado, às 19h.

Apenas materiais em audiovisual são aceitos, como reportagens, curtas-metragens e documentários, com no mínimo cinco minutos. Trabalhos de conclusão de curso também podem ser enviados.

Para participar, os interessados devem enviar e-mail para tv@saopaulo.sp.leg.br, com o link do trabalho e um número de telefone para contato.

A TV Câmara é exibida nos canais 61.4 (TV aberta digital), 7 (NET Digital) ou 13 (NET Analógica). O programa também tem um canal exclusivo no YouTube.

Câmara prepara curso de pós-graduação

A Escola do Parlamento lançará, no próximo ano, o primeiro curso de pós-graduação da Câmara Municipal. Com carga horário de 360 horas, o curso Democracia e Legislativo no Brasil é gratuito e vai abordar temas como teoria política, relações entre sociedade civil e Estado, natureza do Poder Legislativo, gestão e administração pública no Brasil, poder local, terceiro setor e participação popular.

A seleção de alunos será feita no início de 2014. Mais informações pelo escoladoparlamento@saopaulo.sp.leg.br.

Debates sobre edifícios sustentáveis

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), a Basf e a Fundação Espaço Eco realizam, em novembro, o Ciclo de Debates Edifícios Sustentáveis. Os encontros, gratuitos, ocorrem na
CasaE da Basf (www.casae.basf.com.br), a primeira construção ecoeficiente da empresa no Brasil, vão até 30 de novembro e são abertos à população.

O objetivo do evento é debater medidas e materiais que poderiam ser adotados para transformar os edifícios da cidade de São Paulo em ambientes mais econômicos, recreativos e arborizados.

Entre os temas debatidos estão eficiência energética, destinação de resíduos, incentivos fiscais e arquitetura paisagística. As discussões serão compiladas e servirão como propostas para o Plano Diretor Estratégico, que está sendo discutido na CMSP. Mais informações no portal www.saopaulo.sp.leg.br ou escoladoparlamento@saopaulo.sp.leg.br.

Campanha pede mídia democrática

A campanha Para Expressar a Liberdade – Uma Nova Lei para um Novo Tempo realizou, em 17 de outubro, um encontro na Câmara para estimular a coleta de assinaturas a um projeto de lei de iniciativa popular que pretende democratizar a comunicação no Brasil.

O projeto precisa de 1,3 milhão de assinaturas para ser levado ao Congresso e pretende regulamentar os artigos da Constituição que combatem os oligopólios dos meios de comunicação e proíbem que políticos controlem concessões de emissoras de rádio e TV. O objetivo é produzir uma mídia eletrônica que respeite os direitos humanos, ampliar o alcance dos canais comunitários e abrir espaço para a participação popular nas grades de programação.

Na Câmara Municipal, a iniciativa tem apoio dos vereadores Toninho Vespoli (PSOL) e Nabil Bonduki (PT).

Estagiários especiais participam da Apartes

Estagiários e funcionárias da SGA.14 durante o envelopamento

Fotos: Gute Garbelotto/CMSP

O envelopamento e a etiquetagem dos exemplares da Apartes, para envio pelos Correios, contam com o trabalho dedicado de uma turminha muito especial, formada por 13 estagiários de diferentes setores da Casa com algum tipo de deficiência intelectual.

A tarefa é realizada com a ajuda de outros dois estagiários da Equipe de Expedição e Distribuição de Correspondência (SGA.7) e a coordenação da Equipe de Seleção, Desenvolvimento e Avaliação de Pessoal (SGA.14).

Segundo Yara Falconi, supervisora da SGA.14, “a atividade feita com os estudantes, além de ter promovido um espaço para integração, ofereceu oportunidade de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em suas equipes de trabalho”.

Fotos: Gute Garbelotto/CMSP