Nº08 – Premiação

Homenagem à segurança pública

Seis policiais civis, militares e GCMs receberam a Medalha Tiradentes neste ano

Gisele Machado | gisele@saopaulo.sp.leg.br

FOTO34

BEM-ESTAR – A soldado Geanny Severino, uma das homenageadas, cuida da segurança do Palácio Anchieta

Fotos: Marcelo Ximenez/CMSP

INFO11

No fim da noite de 20 de dezembro de 2013, o guarda civil metropolitano (GCM) Dorival Gonçalves Filho voltava para casa em trajes civis, de ônibus, com pelo menos outros 40 passageiros, quando um grupo armado anunciou um assalto. Um dos ladrões foi em direção ao policial, que deu voz de prisão. Por terem reagido, Gonçalves Filho disparou, acertou os assaltantes e recuperou dinheiro e objetos roubados. Nenhum dos passageiros ficou ferido.

O GCM é um dos seis homenageados de 2014 com a Medalha Tiradentes e o Diploma de Reconhecimento, concedidos anualmente pela Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) aos profissionais da segurança pública que se destacaram em ações benéficas à população paulistana. Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira, dá nome à Medalha por ser o patrono da polícia brasileira. “O prêmio é um ato de grande relevância dentro da minha profissão e o reconhecimento de um empenho em prol da sociedade paulistana”, disse Gonçalves Filho, que leva sua primeira medalha após 22 anos na GCM.

O delegado da Polícia Civil Fábio Nelson Fernandes, que há 13 anos trabalha na Divisão Antissequestro, foi indicado para receber a honraria particularmente pelo resgate de uma mulher que estava havia quatro dias em cativeiro. O sequestrador foi identificado graças a interceptações telefônicas e, ao ser preso, indicou o local do esconderijo. “Quando nosso trabalho dá 100% certo, e isso acontece bastante, ele é coroado com o encontro entre a pessoa que estava com o criminoso e sua família, o que é muito emocionante, muito gratificante”, conta Fernandes.

Também da Polícia Civil, o delegado Osvaldo Nico Gonçalves ganhou a homenagem por desmantelar quadrilhas e prender pessoas que se organizavam, inclusive pela internet, para assediar mulheres no metrô e trem. “De janeiro para cá, conseguimos baixar muito essas ocorrências, em um trabalho grande da Polícia Civil com o pessoal do metrô e com o apoio das mulheres, que começaram a denunciar”, afirmou o delegado.

Outro homenageado da noite, o coronel Reynaldo Simões Rossi, foi indicado pelo comando-geral da Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo “pelo brilhantismo e competência” ao liderar policiais em serviço durante as manifestações populares de 2013 no centro de São Paulo. “A Polícia Militar deu um exemplo de condução. Equilibrar todas as expectativas (dos atores das manifestações) não é tarefa fácil”, disse Rossi na premiação.

A soldado Geanny Silva Severino, também da PM, recebeu a honraria por zelar, com outros colegas, pela segurança dos 2 mil servidores e 3 mil visitantes que transitam pela CMSP diariamente. Outro homenageado que atua na Câmara é o inspetor da GCM Sidney Pureza do Nascimento, indicado por sua dedicação em 29 anos de Guarda Civil.

A Medalha Tiradentes e o Diploma de Reconhecimento foram instituídos em 2001 pela CMSP. A sessão solene de entrega em 2014 foi presidida pelo vereador Reis (PT), que foi policial militar e civil. “É muito significativo mostrarmos para as instituições a relevância do trabalho realizado com amor e afinco em defesa dos interesses da sociedade e dos cidadãos”, afirmou o parlamentar.

Comente sobre essa matéria:

Facebook Twitter

Envie críticas ou sugestões:

Email: apartes@saopaulo.sp.leg.br