Palavra do Presidente
Os quase 8 milhões de carros da frota da cidade de São Paulo necessitam cada vez mais de vias expressas para ir de um canto a outro. Ao mesmo tempo, muitos paulistanos são carentes de espaços que permitam a fuga do estresse causado pelos congestionamentos, e pedem por lugares que proporcionem acesso à diversão, esporte e contato com a natureza. Esse, possivelmente, é o principal dilema quando se discute o que fazer com o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, que liga o centro à região oeste.
Se de um lado alguns defendem a desativação da via para passagem de veículos e sua transformação em um parque ou espaço de lazer, do outro estão os que têm calafrios só de pensar no caos que poderia se instalar com o desvio que os carros que hoje utilizam o elevado teriam de fazer para rotas alternativas.
Some-se a isso a situação dos moradores das casas e prédios vizinhos ao Minhocão, obrigados a conviver diariamente com barulho, poluição e outros dissabores que a via traz à região. Por todos esses fatores, um Projeto de Lei (PL) discutido na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) vem gerando muita polêmica ao estabelecer a proibição gradual do tráfego no elevado e, após quatro anos, convertê-lo em um parque. O debate sobre esse PL está nesta edição da Apartes, na reportagem Passagem para o Sossego.
Também neste número, a revista traz um perfil de Jânio Quadros, com ênfase em sua atuação como vereador paulistano, de 1948 a março de 1951. Sempre muito folclórico, ele é uma das figuras mais controversas das que já passaram por este Parlamento, e antecipou aqui algumas das práticas políticas que o acompanharam por toda sua trajetória e o levaram, inclusive, à Presidência da República, em 1960. Chegava a se utilizar de lixo para a autopromoção. Em um dos episódios mais memoráveis, levou para a tribuna do Palacete Prates, antiga sede da CMSP, um abacaxi estragado para denunciar as péssimas condições dos alimentos vendidos no comércio paulistano. Essas e outras histórias imperdíveis estão no texto O Vereador que Virou Presidente.
Por falar em lixo, esta edição traz um debate sobre iniciativas dos vereadores que pretendem estimular a diminuição, a reutilização e a reciclagem de resíduos no Município. Na pauta, as ações adotadas nos planos nacional e municipal sobre o tema, projetos e leis discutidos na Casa e alguns modelos de sucesso utilizados em outros países.
Para fechar, uma reportagem sobre propostas dos parlamentares de incentivo a atletas, principalmente os praticantes das modalidades olímpicas, de olho nos Jogos que serão realizados no Rio de Janeiro em 2016. Com o apoio público podemos ter, quem sabe, mais alguns campeões nascidos ou que treinam na cidade de São Paulo.
Uma ótima leitura a todos!
Comente sobre essa matéria: |
Envie críticas ou sugestões:Email: apartes@saopaulo.sp.leg.br |