pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Câmara participa de coletiva na Prefeitura de São Paulo para falar sobre medidas de combate ao coronavírus na capital

Legislativo paulistano foi representado pelo presidente Eduardo Tuma

Por: MARCO CALEJO
HOME OFFICE

13 de agosto de 2020 - 14:24
Leon Rodrigues/SECOM

Em coletiva de imprensa virtual no início da manhã desta quinta-feira (13/8), a administração municipal apresentou as informações da fase 3 do inquérito epidemiológico da capital paulista. O estudo analítico traça o perfil das pessoas infectadas pelo novo coronavírus na cidade de São Paulo, e direciona as ações de combate à doença.

O presidente do Legislativo paulistano, vereador Eduardo Tuma (PSDB), participou da coletiva ao lado do prefeito Bruno Covas (PSDB) e da secretária adjunta da Secretaria Municipal da Saúde, Edjane Torreão. Tuma disse que a Câmara Municipal de São Paulo tem trabalhado em conjunto com a Prefeitura no enfrentamento da Covid-19.

“A Câmara continua trabalhando conjuntamente ao Executivo para combater a epidemia na cidade de São Paulo. (O Legislativo) Aprovou um Projeto de Lei importante na semana passada, que fala da volta às aulas quando a saúde assim determinar essa liberação. Fundamentalmente para que nenhuma criança fique sem aula, sem vaga”, falou Eduardo Tuma, que disse também que a Câmara pretende apreciar projetos imobiliários na próxima semana.

Inquérito epidemiológico

O estudo analítico da Prefeitura está classificado em 8 fases (0 + 8). O inquérito faz um diagnóstico da faixa etária, do nível de escolaridade e do perfil sociodemográfico de quem teve contato com o coronavírus.

A fase 3, apresentada hoje, aponta que os índices de prevalência na cidade mantêm a média. As quatro (0 + 3) etapas da pesquisa mostram que as pessoas com idade entre 18 e 34 anos, de comunidades carentes e com menor nível de escolaridade são as mais contaminadas pela Covid-19.

O estudo também mostra que o distanciamento social e o uso de máscara têm alta representatividade para evitar a contaminação. O prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), fez as observações das fases realizadas até o momento e destacou a importância da pesquisa.

“Para que a gente possa ter números consolidados, para que se observe, não o resultado de uma ou outra fase específica, mas um olhar completo com números que apontam a realidade, com números que orientam a Prefeitura de São Paulo na formulação, na implantação, na execução ou até mesmo na correção de políticas públicas desenvolvidas”, disse Covas.

A secretária adjunta da Saúde, Edjane Torreão, também fez as considerações sobre o inquérito epidemiológico da capital e falou sobre o objetivo do estudo. “No sentido de proteger as populações que se encontram suscetíveis, que como já foi visto, são as mais vulneráveis”.

A coletiva de imprensa virtual com a apresentação dos números e dos gráficos da doença na cidade de São Paulo está disponível aqui.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar