pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comissão da Educação aprova nova Audiência Pública para debater o retorno das aulas na cidade de São Paulo

Por: KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

8 de julho de 2020 - 16:10

Na tarde desta quarta-feira (8/7), em reunião ordinária virtual da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, os vereadores aprovaram requerimento para realização de mais uma audiência pública para debater o retorno gradual das atividades escolares na capital, com a presença do secretário municipal de Educação, Bruno Caetano.

O objetivo é debater questões relativas ao sistema municipal de ensino, serviços, equipamentos e programas educacionais voltados à comunidade, entre outras atribuições.

O autor do requerimento foi o vereador Eliseu Gabriel (PSB), que observou a importância de se discutir medidas e protocolos para a volta de aulas presenciais na capital. Cerca de um milhão de alunos estão matriculados na rede municipal de ensino.

Os parlamentares definiram a pauta que será tratada no próximo debate. Com a participação de profissionais da educação, assistência social, sindicalistas, pais e alunos, serão abordados assuntos como os protocolos que serão adotados, levando-se em conta as especificidades de cada unidade escolar e faixas etárias diferentes (bebês, crianças, jovens e adultos). Segundo os parlamentares, será essencial a reorganização dos espaços.

A SME (Secretaria Municipal de Educação) enviou para todas as unidades de ensino da capital uma orientação com os protocolos que devem ser seguidos na retomada das aulas presenciais. “Já existe uma minuta de protocolo. Agora, nós precisamos discutir isso. Muita gente tem dúvidas de como será o funcionamento com a aplicação destes protocolos”, comentou o vereador Toninho Vespoli (PSOL).

Na tarde desta terça-feira (7/7), Bruno Caetano apresentou as principais medidas tomadas pela SME no período, ressaltando que os números de São Paulo teriam sido muito piores se as aulas não tivessem sido suspensas logo no início da pandemia. O secretário observou que as escolas foram fechadas por orientação da área da saúde, e só serão abertas novamente quando as autoridades dessa área disserem que é possível.

Para o próximo encontro, a sugestão do colegiado é para que haja um espaço maior para que as dúvidas e demandas da população sejam esclarecidas pelo representante do Executivo. “Como o secretário já explanou extensamente sobre o assunto, podemos combinar com os representantes das entidades participem com um tempo determinado. Assim, todos participam”, sugeriu o vereador Eduardo Suplicy (PT).

Claudinho de Souza (PSDB) também observou que muitas pessoas tentam participar das audiências e nem todos conseguem. “A pré-organização é fundamental, com definição de temas e falas. É isso que vai determinar o sucesso, contemplando mais participações com questionamentos”, completou o vereador.

A data sugerida para a nova audiência é na próxima terça-feira (14/7), às 13h, com transmissão, ao vivo, pelas plataformas digitais da Câmara Municipal.

O conteúdo completo da reunião da Comissão de Educação pode ser assistido clicando aqui.

 

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar