Na primeira reunião da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher em 2020, realizada nesta quarta-feira, (5/2), oito Projetos de Lei que estavam em pauta foram analisados.
A presidente da Comissão, Edir Sales (PSD), destacou o PL 453/2018, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB). O texto propõe que a rede municipal de saúde ofereça aos parceiros de mulheres gestantes uma série de exames diagnósticos, como hepatite B, diabetes, HIV e colesterol.
“Os homens também precisam fazer os exames preventivos durante a gravidez da parceira, assim como as mulheres. Isso é fundamental para a saúde do casal”, observou.
Dois parlamentares apresentaram requerimentos aprovados pela Comissão.
O vereador Gilberto Natalini (PV) solicitou que o colegiado receba representantes da secretaria municipal de saúde para que expliquem como São Paulo está se preparando para o combate ao Coronavírus.
“Eu tenho certeza que a autoridade sanitária municipal já está discutindo e analisando a situação. O que nós queremos é que a Câmara seja informada. Desta forma, os vereadores podem assumir responsabilidades e auxiliar o poder público e a população”, explicou o parlamentar.
A vereadora Juliana Cardoso (PT) também apresentou um requerimento durante a reunião ordinária. A parlamentar solicita esclarecimentos, por parte da secretaria municipal de saúde, sobre a prestação de serviços do Hospital Tide Setubal, em São Miguel Paulista, zona leste da capital.
“São várias denúncias de irregularidades, desde falta de médicos, medicamentos e atendimento precário,” enfatizou.
Também participaram da reunião os vereadores Celso Giannazi (PSOL) e Patrícia Bezerra (PSDB).