Na última quarta-feira (28/10), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a importação, em caráter excepcional, da vacina CoronaVac na forma de produto intermediário, ou seja, não envasado. O imunizante é fabricado pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, na capital paulista.
A agência informou em nota que a solicitação de importação da matéria-prima para fabricação da vacina foi feita pelo próprio Butantan. Por estar na terceira fase de testes clínicos, a CoronaVac ainda não tem registro no Brasil.
Na fase atual, metade dos participantes dos ensaios recebe a vacina e a outra metade recebe um composto placebo. Caso esta última etapa de testes comprove a eficácia do imunizante, o acordo entre a Sinovac e o Butantan prevê a transferência de tecnologia para produção da vacina no Brasil.
Mais sobre o coronavírus
Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) publicado pela Secretaria Municipal da Saúde, nesta quinta-feira (29/10) a capital paulista contabiliza 13.527 vítimas da Covid-19.
Há, ainda, 362.465 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 486.557 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 511.717 pessoas receberam alta após passar pelos hospitais de campanha, da rede municipal, contratualizados e pela atenção básica do município.
Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo nesta quinta-feira.
Em relação ao sistema público de saúde na Grande São Paulo, nesta quinta-feira a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 é de 40,2%.
Considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social na cidade de São Paulo, na última quarta-feira (28/10), foi de 40%.
Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.
Atuação do município
Após confirmação da reabertura dos parques municipais, o Governo do Estado também anunciou, a partir do próximo sábado (31/10), a retomada da visitação pública aos feriados e fins de semana nos 15 parques urbanos estaduais localizados na Grande São Paulo.
Devido ao avanço da Região Metropolitana da fase amarela (3) para a fase verde (4) no Plano São Paulo desde o dia 10 de outubro, e em alinhamento com a administração municipal, foi permitida a liberação de atividades com menos restrições nestes espaços. Apesar disso, as medidas de segurança contra a Covid-19 continuam válidas e os protocolos, como uso de máscaras e distanciamento social, devem ser respeitados.
Nos parques, ainda são incentivadas as práticas esportivas individuais – entre elas, corrida, caminhada e uso de bicicleta. Desde 3 de agosto também estão disponíveis o uso das quadras de tênis, esporte que permite distanciamento entre os jogadores. Salas de atividades, orquidários, quadras de esportes coletivos, playgrounds e equipamentos de ginástica seguirão com restrição.
O protocolo completo de reabertura dos parques urbanos estaduais aos finais de semana e feriados pode ser conferido neste link.
*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus