pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comentários

Luis Antonio Carneiro Carneiro

Açoes em conjunto sao importantes para acharmos saidas nesse cenario desafiador

Andre Barbosa

As ações culturais, necessitam de um curador experiente, para que a descoberta dos novos valores seja acompanhada de ações para torna-los conhecidos do público

Contribuições encerradas.

Subcomissão de Cultura debate eleição do Conselho de Política Pública Cultural e Plano Municipal de Cultura

Por: KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

28 de agosto de 2020 - 15:34

A Subcomissão do Plano Municipal de Cultura, vinculada à Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, realizou na manhã desta sexta-feira (28/8), mais uma reunião virtual. Com a participação de representantes de vários segmentos culturais, o encontro foi conduzido pela vereadora Soninha Francine (CIDADANIA).

O papel do Conselho

A presidente da Subcomissão falou sobre a importância da mobilização da comunidade em questões culturais. “As pessoas, de todas as regiões devem se engajar, se envolver com o Conselho de Política Pública Cultural, inclusive aquelas que não se sentirem contempladas, para que possam participar dentro de sua região”, comentou Soninha Francine.

O rapper Pirata observou que os movimentos culturais precisam de mais organização e engajamento. “De todos os movimentos, o Conselho tem como diferencial a oportunidade das pessoas aprenderem a se organizar no território onde atuam para valorizar a cultura”, salientou o músico.

Miniconferência livre

A presidente do colegiado propôs a realização de uma miniconferência livre, organizada pelo Legislativo, ainda sem data definida. O objetivo é receber contribuições e manifestações, via Portal da Câmara Municipal, antes dos encontros virtuais.

O cronograma deve ser divido em dois encontros. O primeiro, com reuniões do colegiado com representantes das diversas categorias para apreciação das conclusões apresentadas pela Subcomissão sobre o Plano Municipal de Cultura. E, na segunda etapa, a vereadora sugeriu a realização de uma Assembleia do Conselho Geral com a escolha de seus representantes.

PL 343/2020

Outro tema debatido na reunião foi o PL (Projeto de Lei) 343/2020 que dispõe sobre a criação da Lei Municipal de Emergência Cultural durante o período de pandemia do Covid-19, aprovado em primeira discussão em Sessão Plenária.

O PL compreende que, desde o início das medidas de isolamento social decretadas para evitar a propagação do novo coronavírus, o setor cultural tem sido profundamente impactado com o cancelamento de toda a programação artística e cultural da cidade e fechamento dos espaços públicos. Desde então, diversos movimentos têm reivindicado ações do Poder Público para apoiar os profissionais da área, como a criação de um auxílio emergencial na capital.

A iniciativa é do vereador Antonio Donato (PT) com a coautoria de vários parlamentares. “Eu acho que agora é o momento de sentarmos com o Executivo, à luz do que já se discutiu sobre o auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc e utilizar esse PL para elaborarmos um substitutivo junto ao governo. Que a gente possa estabelecer uma negociação junto ao Executivo”, comentou Donato.

Confira esta e outras reuniões no canal do YouTube da Câmara Municipal.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar