A Lei Federal nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados) e seu impacto nas atividades dos Arquivos

Diretor Responsável: Mateus Novaes

Coordenador: Ubirajara de Farias Prestes Filho – Supervisor do Arquivo Geral da Câmara Municipal de São Paulo e representante do Fórum Pró-Rede de Arquivos do estado de São Paulo

Em comemoração ao Dia do Arquivista, a REDARQ (Rede de Arquivos do Estado de São Paulo), em parceria com a Escola do Parlamento, promove um debate sobre a Lei Federal nº 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados, e seu impacto nas atividades dos Arquivos.

O objetivo da nova lei é aumentar a transparência e a segurança no tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais. As instituições têm até fevereiro de 2019 para se adaptarem à nova lei, o que justifica a necessidade de discussão sobre o assunto. Ela complementa outras já existentes, como o Marco Civil da Internet e o Código de Defesa do Consumidor.

Público alvo: Estudantes e profissionais de Arquivos, Bibliotecas, Tecnologia da Informação, Direito, e demais interessados.

Vagas: 90

Carga Horária: 3 horas

Inscrições: encerradas

Programação:

19 de outubro – 14h-17h – Sala Sérgio Vieira de Mello

Dra. Renata Santiago Puglieseformada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Procuradora do Estado desde 2013

apresentação Renata

Prof. Dr. Ricardo César Gonçalves Sant’AnaLivre-docente em Sistemas de Informações Gerenciais e Professor Associado na Universidade Estadual Paulista (UNESP)

apresentação Ricardo