Campanhas eleitorais e a realidade nos municípios brasileiros: o caso de Primavera-PE

Campanhas eleitorais em cidades pequenas são exemplos bem acabados de muito do que representa nossa cultura política. Nos últimos anos, alguns documentários deram conta de buscar apreender o que de fato ocorre em eleições municipais realizadas em diferentes localidades do Brasil. Casos emblemáticos estão representados por Porta à Porta – a política em dois tempos do cineasta Marcelo Brennand e Gretchen filme estrada de Eliane Brum e Paschoal Samora. Em Primavera do Brasil, a busca por compreender o que uma campanha no interior representa volta à cena. Ao contrário dos demais exemplos, a narrativa se passa em 2016, e não mais em 2008. Mas o cenário é o mesmo. Que cenário é esse? O que de fato ocorre e como podemos interpretar os fatos? Notaremos que fazer campanha seguindo regras estabelecidas pela justiça eleitoral e contar com uma efetiva fiscalização é tarefa das mais complexas.

Objetivos: assistir ao documentário de 33 minutos e debater com os produtores e participantes, o que significa a forma como nossa cultura política estabeleceu os padrões de campanhas eleitorais no Brasil, com ênfase na realidade retratada e na sensação de que os desafios se repetem pelo país.

Público Alvo: Servidores públicos, assessores de parlamentares, estudantes e demais interessados no tema.

Vagas:100

Carga Horária : 2 horas

ATENÇÃO PARA A NOVA DATA: 17 de ABRIL

Inscrições:  Encerradas

Se você já fez a inscrição anteriormente não precisa se inscrever de novo.

Data: 17/04 Local Palestrante (a confirmar) Tema da palestra/aula
19h-21h  Sala Oscar Pedroso Horta Isabella Rozzino – formada em Administração Pública. Diretora executiva do documentário Primavera do Brasil. Atuou na Prefeitura de São Paulo e atualmente é Diretora de Engajamento do Movimento Mapa Educação.

 

Alexandre Lins – cientista político e jornalista. Atuou no setor público no Governo de Goiás pelo Vetor Brasil, e como consultor no Ministério da Educação. Também tem experiência com estratégia política e eleitoral, em campanhas.

 

Marcelo Brennand – formado em Direção de Filmes e Direção de Atores pela New York Fil Academy. Desenvolveu projetos como o documentário longa-metragem Porta a Porta (2008), atuando como autor, diretor, roteirista e produtor, tendo conquistado vários prêmios e indicações em mostras nacionais e internacionais de cinema.

 

 

O desafio das campanhas eleitorais e a realidade nos municípios brasileiros: o caso de Primavera-PE