Participação Política Feminina na América Latina – Cadernos Adenauer

Diretor Responsável e Coordenador: Humberto Dantas

O espaço da mulher na política, com enfoque na América Latina, precisa ser debatido, compreendido e ampliado. Com base em tal aspecto, uma série de estudos compõe o mais recente número da Revista Cadernos Adenauer, da Fundação Konrad Adenauer no Brasil. O intuito é reunir reflexões e trazer parte desse conjunto de autoras e autores para um debate na Câmara Municipal, seguindo tradição do compromisso da Escola do Parlamento com essa temática essencial.

A revista será GRATUITAMENTE distribuída aos presentes e o volume está aberto na internet para download (clique aqui).

Objetivos: Lançar a Revista Cadernos Adenauer sobre mulheres na Política, sob o título PARTICIPAÇÃO POLÍTICA FEMININA NA AMÉRICA LATINA, e debater resultados encontrados com autoras e autores que participaram da publicação.

Público alvo: Cidadãs e cidadãos em geral, coletivos feministas, políticas/políticos, estudantes

Vagas: 150

Carga Horária: 3 horas

6 de agosto – 19h às 22h – Auditório Prestes Maia

Inscrições: Encerradas

Convergências históricas na emergência dos estudos sobre mulher e gênero – Profa. Dra. Lúcia Avelar – mestre e doutora em Ciências Sociais na PUC/SP, pós-doutora em Ciência Política da Universidade de Yale (EUA), bolsista  Fernand Braudel no European University Institute, pesquisadora associada no Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP) da Universidade Estadual de Campinas.

Guinada conservadora em políticas de gênero na América Latina: reflexões iniciais – Profa. Dra. Patrícia Rangel – doutora em Ciência Política pela UnB com missão de estudos na Universidad Nacional de General Sarmiento (Argentina), bolsista de pós-doutorado da FAPESP, pesquisadora no Departamento de Sociologia da FFLCH/USP e no grupo 50 Anos de Feminismo, com período de estágio no Lateinamerika Institut (LAI), Freie Universität Berlin.

Ambiguidades do liberalismo político feminista: reflexões sobre Martha Nussbaum à lus de questões latino-americanas – Profa. Dra. San Romanelli Assumpção – mestre e doutora em Ciência Política pela USP, pós-doutoranda PNPD-CAPES do IESP-UERJ, pesquisadora de Teoria Política Contemporânea nas áreas de Justiça, Tolerância, Direitos Humanos e Gênero.

Nzinga Informativo: redes comunicativas e organizacionais na formação do feminismo negro brasileiro – Profa. Dra. Flavia Rios – professora de Sociologia da Universidade Federal Fluminense.

Ações de educação política da KAS nas periferias de São Paulo: o recorte de gênero e a percepção de que o problema não reside aqui – Prof. Dr. Humberto Dantas – diretor presidente da Escola do Parlamento, cientista social, mestre e doutor em Ciência Política pela USP, pesquisador da FGV-SP onde cursa o pós-doutoramento centrado em estudos acerca da Educação Política.

Mediação: Prof. Dr. Reinaldo Themotheo – representante da KAS-Brasil