Diretor Responsável: Humberto Dantas
Coordenador: Karolina Bergamo
Nos últimos anos, tem-se percebido uma maior dificuldade para a sociedade saber o que é verdade, meia-verdade ou mentira, principalmente na política, pois fatos e factoides podem se juntar numa mesma notícia – um problema para se conseguir informações reais. Em ano eleitoral, em que não apenas o acesso à informação é fundamental para se fazer as escolhas políticas mas também saber como nasce uma notícia falsa, como as redes sociais são utilizadas para difundi-las e como combater este tipo de notícia, o coletivo Virada Política e a Escola do Parlamento realizam o curso Verdade, Mentira e Política – o que você precisa saber sobre as “fake News” antes das eleições.
Objetivos: Trazer informações e debater com os participantes como as falsas notícias atingem e influenciam o eleitor, analisando fake news, bots, perfis falsos e como se faz o combate a estas notícias.
Público alvo: população em geral
Vagas: 150
Carga Horária: 12 horas
Programação:
Panorama da desinformação
04 setembro – 19h/22h – Sala Sérgio Vieira de Mello
Angela Pimenta é jornalista e mestre em Jornalismo pela Columbia University School (2001). Presidente do Projor desde julho de 2015, é coordenadora-executiva do Projeto Credibilidade. Foi editora-sênior da revista Exame em Brasília (2007-2011), sócia da consultoria Patri Políticas Públicas (2012-2014) e representante da Online News Association no Brasil (2009-2014).
E o Direito nessa história?
11 setembro – 19h/22h – Sala Sérgio Vieira de Mello
Thiago Oliva é coordenador da área de Liberdade de Expressão do Internet Lab, doutorando em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP), recebeu prêmio de melhor trabalho acadêmico no I Concurso Nacional de Estudos Acadêmicos, promovido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello (2012), além do prêmio de melhor artigo acadêmico na categoria pós-graduação no 3º Concurso de Monografias da União Europeia, promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil (2013).
Uso de bots e dados pessoais em campanhas
13 setembro – 19h-22h – Sala Sérgio Vieira de Mello
Francisco Cruz é doutorando e mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Diretor do Internetlab, é autor de artigos acadêmicos e de opinião sobre políticas de Internet, fundou e é coordenador (2012-2014, 2016-atual) do Núcleo de Direito, Internet e Sociedade da Universidade de São Paulo (NDIS-USP). É especialista no monitoramento de políticas públicas ligadas à tecnologia e pesquisa sobre as relações delas com a democracia.