Atividade em Parceria com CasaE e Fundação Espaço Eco
Objetivos: Debater sobre alternativas sustentáveis para os edifícios de São Paulo que sejam capazes de transformar os edifícios em ambientes mais econômicos, arborizados e recreativos; Identificar os benefícios econômicos resultantes da aplicação de materiais e práticas sustentáveis nos edifícios; Elaboração de relatório sobre as discussões mantidas no ciclo de debates, destacando sugestões para o Plano Diretor e Código de Obras, cujos textos estão em fase de reformulação na Câmara dos Vereadores de São Paulo; Produção de uma publicação sobre os temas debatidos, em formato de livro ou revista.
Formato: Ciclo de 10 sessões de debates no auditório da CasaE, aproveitando o espírito criativo e laboratorial da CasaE;
apresentação do tema por profissional de renome, seguido de debate com os participantes;
audiência composta de, no máximo, 40 pessoas, todas atuantes nos players de mercado relacionados aos temas do ciclo de debates;
exibição ao vivo pela internet, com a participação da população em geral via web. palestrantes: destacados especialistas sobre os temas específicos, com o objetivo de manter o alto nível técnico das discussões. temas: relacionados aos desafios e soluções para o crescimento do número de prédios sustentáveis na nossa cidade, buscando, sempre, identificar o benefício econômico de cada aspecto, conforme descritos a seguir.
29/10: Abertura e debate sobre cidades sustentáveis
31/10: Edifícios sustentáveis para habitação popular
5/11: Mesa redonda – certificadoras de edifícios sustentáveis
7/11: Mesa redonda – materiais e tecnologias – “Soluções Decodificadas para as Construções Sustentáveis e seus Benefícios – BASF”
11/11: Engenharia – desafios nas obras de edifícios construídos
13/11: Eficiência energética
19/11: Destinação de resíduos e logística reversa
21/11: Arquitetura paisagística nos edifícios
26/11: Mesa redonda – sobre incentivos fiscais
30/11: Visita na CasaE e jogo da sustentabilidade