21/10/2013, 19h-21h30
Salão Nobre Brasil Vita
O trabalho com o Diálogo possibilita grande abertura para a comunicação entre pessoas no ambiente institucional – e em qualquer outro ambiente. Vemos que a política e os ambientes do poder necessitam muito de algo que possa restituir-lhes a função integradora da sociedade e na sociedade; para nós, o Diálogo é esse algo. O ambiente do conflito necessita ser tratado adequadamente – com a abertura dialógica – para que dele possam emergir as forças construtivas da sociedade, da organização, da família, do indivíduo.
Dialogar é uma atividade voltada para o emergir dos laços sociais que nos unem – e dos quais estamos artificialmente separados. É voltada também para o estabelecimento de relações baseadas no respeito, no ouvir, na compreensão mútua e que, assim, trazem sinergia, integração, produtividade – e, por que não?, felicidade aos participantes.
O Encontro
O ENCONTRO: DIÁLOGO PARA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE é um encontro de curta duração, aberto a todos os participantes da Câmara de São Paulo e cidadãos em geral. Tem como propósito sensibilizá-los para as possibilidades que se abrem com a prática do Diálogo, e aquilo que se pode obter com ela no ambiente parlamentar e político.
Objetivos do Encontro
O ENCONTRO: DIÁLOGO PARA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE tem como objetivos:
– apresentar ao participante a concepção do Diálogo, introduzindo-o a aspectos mais profundos desse tipo de conversação
– sensibilizá-lo para as diferenças em propósito, energia e resultados dos diferentes tipos de conversação: deliberação, debate, discussão, Diálogo
– conscientizar o participante da necessidade de conhecer melhor o Diálogo, bem como as múltiplas possibilidades que abre aos participantes, para poder praticá-lo em situações de conflito e de necessidade de integração social e pessoal.
Conteúdo
O conteúdo do O ENCONTRO: DIÁLOGO PARA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE terá as seguintes bases:
– aquecimento inicial
– os 4 Ds: as conversações típicas da deliberação, do debate, da discussão e do Diálogo
– vivência dos diferentes resultados produzidos por essas conversações
– diferenças básicas entre a conversação voltada para o entendimento e a voltada para derrotar o oponente: estrutura, modelo mental, resultados, etc. de cada uma delas
Metodologia
O ENCONTRO: DIÁLOGO PARA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE será realizado na forma de apresentação dialogada – um Diálogo com os participantes propondo-lhes situações vivenciais que produzam insights referentes aos aspectos básicos do Diálogo.