Objetivos: Formação de quadros sensibilizados e capacitados, no que concerne à formação básica didático-pedagógica, à proposição, planejamento, execução e avaliação de atividades educativas formuladas pelas Escolas de Governo, de Contas e do Legislativo.
- Compreender a concepção educacional das Escolas de Governo, de Contas e do Legislativo e a decorrente relação teoria/metodologia para a prática docente;
- Identificar concepções de ensino e aprendizagem presentes nas propostas de formação de Escolas de Governo, de Contas e do Legislativo;
- Desenvolver as capacidades e habilidades necessárias ao desenvolvimento de processos de ensino, aprendizagem e avaliação;
- Desenvolver uma postura educacional necessária ao exercício da docência.
Público Alvo: Funcionários e servidores públicos dos três Poderes, interessados na formação didático-pedagógica básica necessária para o exercício docente de atividades educativas próprias às Escolas de Governo, de Contas e do Legislativo.
Vagas: 25
Carga Horária: 30h (10 encontros de 3h)
Câmara Municipal de São Paulo – Sala
De 04/11 à 25/11/2013 – Segundas, Quartas e Sextas-feiras
Das 9h às 12h
Programação:
Responsáveis | Proposta | |
1º encontro | Leonardo | Introdução: Escolas de Governo: História e Projetos de Formação |
2º encontro | Leonardo | A Escola do Parlamento da CMSP – sua história, sua constituição teórico-metodológica e seu projeto pedagógico |
3º encontro | Silvia | Processos de Formação nas EG, EC e EL e as concepções de ensino e aprendizagem |
4º encontro | Fátima | Processos de Formação nas EG, EC e EL e o desenvolvimento de competências e habilidades |
5º encontro | Silvia e/ou Fatima | Processos de Formação nas EG, EC e EL e a Avaliação da Aprendizagem |
6º encontro | Silvia e/ou Fatima | Orientação para elaboração de trabalho a partir dos conteúdos trabalhados Apresentação dos critérios de avaliação |
7º encontro | Todos | Elaboração de trabalhos – em grupos
Elaboração de Objetivos e Conteúdos de ensino |
8º encontro | Todos | Elaboração de trabalhos – em grupos
Elaboração de estratégias de ensino e propostas de avaliação da aprendizagem |
9º encontro | Todos | Apresentação dos trabalhos |
10ºencontro | Todos | Avaliação da produção docente e discente |
Avaliação:
Considera-se a avaliação parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem, havendo, todavia, que torná-la adequada ao escopo da atividade educativa que é realizada. Desta forma, o processo avaliativo da presente oficina consiste na preparação e apresentação de uma aula ao conjunto de participantes da Oficina, podendo ser realizadas individualmente, em duplas ou grupos, conforme decisão da coordenação, tomada a partir do número de participantes e do tempo disponível para tal avaliação.
A avaliação corresponderá a 10,0 pontos atribuídos à parte escrita – preparação ou planejamento de uma aula – e 10,0 pontos atribuídos à apresentação.
A nota final consistirá na média das notas atribuídas pelos três docentes responsáveis por esta atividade.
Serão considerados aprovados os participantes que obtiverem nota final igual ou superior a 7,0 pontos.