DOCÊNCIA NAS ESCOLAS DE GOVERNO, DE CONTAS E DO PODER LEGISLATIVO

Objetivos: Formação de quadros sensibilizados e capacitados, no que concerne à formação básica didático-pedagógica, à proposição, planejamento, execução e avaliação de atividades educativas formuladas pelas Escolas de Governo, de Contas e do Legislativo.

  1. Compreender a concepção educacional das Escolas de Governo, de Contas e do Legislativo e a decorrente relação teoria/metodologia para a prática docente;
  2. Identificar concepções de ensino e aprendizagem presentes nas propostas de formação de Escolas de Governo, de Contas e do Legislativo;
  3. Desenvolver as capacidades e habilidades necessárias ao desenvolvimento de processos de ensino, aprendizagem e avaliação;
  4. Desenvolver uma postura educacional necessária ao exercício da docência.

Público Alvo: Funcionários e servidores públicos dos três Poderes, interessados na formação didático-pedagógica básica necessária para o exercício docente de atividades educativas próprias às Escolas de Governo, de Contas e do Legislativo.

Vagas: 25

Carga Horária: 30h (10 encontros de 3h)

Câmara Municipal de São Paulo – Sala

De 04/11 à 25/11/2013 – Segundas, Quartas e Sextas-feiras

Das 9h às 12h

Programação:

Responsáveis Proposta
1º encontro Leonardo Introdução: Escolas de Governo: História e Projetos de Formação
2º encontro Leonardo A Escola do Parlamento da CMSP – sua história, sua constituição teórico-metodológica e seu projeto pedagógico
3º encontro Silvia Processos de Formação nas EG, EC e EL e as concepções de ensino e aprendizagem
4º encontro Fátima Processos de Formação nas EG, EC e EL e o desenvolvimento de competências e habilidades
5º encontro Silvia e/ou Fatima Processos de Formação nas EG, EC e EL e a Avaliação da Aprendizagem
6º encontro Silvia e/ou Fatima Orientação para elaboração de trabalho a partir dos conteúdos trabalhados Apresentação dos critérios de avaliação
7º encontro Todos Elaboração de trabalhos – em grupos

Elaboração de Objetivos e Conteúdos de ensino

8º encontro Todos Elaboração de trabalhos – em grupos

Elaboração de estratégias de ensino e propostas de avaliação da aprendizagem

9º encontro Todos Apresentação dos trabalhos
10ºencontro Todos Avaliação da produção docente e discente

Avaliação:

Considera-se a avaliação parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem, havendo, todavia, que torná-la adequada ao escopo da atividade educativa que é realizada. Desta forma, o processo avaliativo da presente oficina consiste na preparação e apresentação de uma aula ao conjunto de participantes da Oficina, podendo ser realizadas individualmente, em duplas ou grupos, conforme decisão da coordenação, tomada a partir do número de participantes e do tempo disponível para tal avaliação.

A avaliação corresponderá a 10,0 pontos atribuídos à parte escrita – preparação ou planejamento de uma aula – e 10,0 pontos atribuídos à apresentação.

A nota final consistirá na média das notas atribuídas pelos três docentes responsáveis por esta atividade.

Serão considerados aprovados os participantes que obtiverem nota final igual ou superior a 7,0 pontos.