Gestão de Processos em Organizações Públicas

Objetivos: O programa de capacitação em Gestão de Processos em Organizações Públicas, com 15 horas-aula, destinado a servidores públicos que exerçam atividades administrativas relacionadas a gestão de projetos, gestão de processos e/ou gestão de indicadores que desejam aperfeiçoar e/ou atualizar seus conhecimentos acerca da temática do curso.

  1. Obter visão sobre as melhores práticas de Gestão de Processos em organizações públicas e saber como utilizar as principais técnicas de avaliação, desenho e redesenho de processos;
  2. Discutir as especificidades da gestão de organizações públicas no que tange à estrutura administrativa do poder legislativo municipal.
  3. Propiciar aos participantes a reflexão sobre temas da Gestão Pública, como: Administração Financeira; Planejamento e Estratégia; Recursos Humanos; Logística e Compras; Gestão de Projetos; Sistemas de Informação; Marketing.

Público Alvo: Prioritariamente servidores públicos da cidade de São Paulo (CMSP), alocados em cargos/funções administrativas; servidores públicos de mesmo perfil; e, cidadãos em geral.

Vagas: 60

Carga Horária: 15h (12h presenciais e 3h trabalho)

Programação:

Data Local Tema  Docente
14/nov Sala Tiradentes Da estratégia à construção de Projetos Rafael Prado Celso
27/nov Do mapeamento ao Desenho de Processos
28/nov Da avaliação à construção de Indicadores
4/dez Da avaliação à construção de Indicadores e encerramento do curso

Atividades:

Os participantes, ao término de cada módulo, terão um exercício com base no tema da aula para ser realizado entre os módulos e discutido na aula seguinte com o intuito de fixação do conteúdo.

Exercício 1: Elaboração de texto de até 3.000 caracteres descrevendo um case real correlato à Gestão de Processos em organizações públicas.

Exercício 2: Desenho simplificado do processo discutido no exercício 1 com base nas técnicas de BPM apresentadas no segundo módulo.

Exercício 3: Elaboração de texto de até 3.000 caracteres refletindo sobre a importância de se definir indicadores para mensuração de desempenho de processos internos de organizações públicas, preferencialmente, com base em cases reais.

Todos os textos serão avaliados e deverão ser postados em redes sociais, blogs ou demais veículos de divulgação do trabalho.