Objetivos: Compreender a importância do espaço escolar como espaço de formação do cidadão participativo bem como a relevância do papel dos educadores na promoção do exercício democrático de participação.
a. Compreender o espaço escolar como espaço de formação do cidadão participativo
b. Identificar formas de gestão escolar promotoras da participação da comunidade no processo de tomada de decisões
c. Reconhecer o Conselho de Escola e a Associação de Pais e Mestres como espaços possíveis de exercício de cidadania participativa
d. Elaborar atividades interdisciplinares que possibilitem à criança, ao jovem e ao adulto diferentes exercícios de participação no espaço escolar
e. Identificar como os exercícios de participação promovidos no espaço escolar podem preparar a compreensão da importância do poder legislativo de crianças, jovens e adultos
f. Compreender a importância do Poder Legislativo para o exercício da Cidadania
Público Alvo: Educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Carga Horária: 24h (6 encontros de 4 horas)
Programação:
Pirituba | Jaçanã | Butantã | Freguesia do Ó | Tema | Docente |
18/08/2014 | 19/08/2014 | 20/08/2014 | 21/08/2014 | Educação para a Cidadania: estamos preparando nossas crianças e jovens para serem cidadãos? | Selma Rocha |
25/08/2014 | 26/08/2014 | 27/08/2014 | 28/08/2014 | A gestão escolar e a participação nos processos de tomada de decisão: relações de poder na escola | Magali Silvestre |
01/09/2014 | 02/09/2014 | 03/09/2014 | 04/09/2014 | O Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil como espaços de exercício de cidadania participativa | ângela Antunes e Eliseu Muniz |
08/09/2014 | 09/09/2014 | 10/09/2014 | 11/09/2014 | História da Câmara Municipal e O Processo Legislativo viabilizador da Cidadania | Ubirajara de Faria e Caio Giannini |
15/09/2014 | 16/09/2014 | 17/09/2014 | 18/09/2014 | Exercícios de Cidadania Participativa e Poder Legislativo de nossa cidade | Aldaíza Sposati e Alex Toledo |
Avaliação:
a) Os participantes do Curso deverão elaborar uma atividade que promova a participação cidadã no espaço escolar, a ser entregue à Coordenação da Escola do Parlamento;
b) Os participantes do Curso deverão obter, no mínimo, 83% de presença nas aulas;
Bibliografia:
ARELARO, Lisete. O ensino fundamental no Brasil: avanços, perplexidades e tendências. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, nº2, p. 1039. Out. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>
BENEVIDES, Maria Vitória. A Cidadania Ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo, Editora Ática, 1991.
LUCK, Heloísa & Et alii. A Escola Participativa: o trabalho do Gestor Escolar. São Paulo: Vozes, 10 edição.
CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um Conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 1997.
AGUIAR, R.C.L.; GRÁCIO J. C. Grêmio Estudantil: construindo novas relações na escola. In BASTOS, J. B. Gestão Democrática. 3ª edição. Rio de Janeiro: 2002, p. 73-82.