Objetivos: O seminário se propõe a colocar luz sobre o fato de que as crianças, como os adultos, são uma categoria de usuários da cidade, que têm necessidades, opiniões e contribuições valiosas a serem ouvidas e consideradas. Ao colocar a perspectiva da criança no centro, bem como suas aprendizagens no espaço urbano estaremos trazendo novos insumos para pensar a cidade, seu planejamento e a intencionalidade de ações que possam contribuir à formação de seus cidadãos desde cedo.
Coordenação: Nicole Paulet Piedra e Renata Oliveira
Diretor Responsável: Lara Mesquita
Vagas: 120
Público Alvo: Educadores que atuam tanto dentro como fora da escola; Especialistas que trabalham com crianças; Urbanistas; Gestores públicos
Carga Horária: 5 horas (2 horas e 30 min de manhã e 2 horas e 30 min à tarde)
Inscrições: De 15/10/2015 a 25/10/2015.
Programação:
Data | Hora | Local | Mesa | Palestrantes |
26/out | 9h30 – 12h | Sala Sérgio Vieira de Mello | A cidade ensina e a criança aprende: Exemplos e práticas dentro e fora da escola: Como a cidade contribui para a formação da criança como cidadã? O que as experiências urbanas ensinam às crianças? | Mediação: Nicole Paulet; Expositores: Nayana Bretttas – CriaCidade, Daniel Becker – Pediatra, Cristina Pereira – Educadora |
26/out | 13h30 – 16h | Sala Sérgio Vieira de Mello | Modos de fazer e Modos de Usar: provocações para pensar a criança na cidade: Mobilidade urbana e as crianças; O espaço público, os parques e as crianças | Mediação: Alexsandro Santos; Expositores: José Armênio Brito Cruz; Luis Eduardo Surian Brettas; Beatriz Cardoso |