Objetivos: Apresentar e discutir, do ponto de vista diacrônico e sincrônico as manifestações da desigualdade racial no Brasil. Apresentar e discutir, do ponto de vista diacrônico e sincrônico, as medidas de enfrentamento à desigualdade racial e ao racismo, especialmente na área Educacional, com a afirmação e implementação da Lei 10.639/03.
A sociedade brasileira é atravessada por uma profunda desigualdade racial, estruturada a partir da experiência histórica do tráfico negreiro e da escravidão e adensada pelo longo tempo de ausência de políticas públicas de reparação e equidade. Essa desigualdade conforma um conjunto de relações raciais marcadas pela lógica do branqueamento e pela negação da presença, da contribuição e dos direitos da população afrodescendente.
As diferentes manifestações da desigualdade e do racismo marcam a experiência social brasileira e a experiência subjetiva de brasileiros e brasileiras. A Escola do Parlamento, em sua missão de trazer à tona um conjunto de questões relevantes para o poder legislativo, para a afirmação da democracia e da cidadania e para a gestão das políticas públicas promove esse seminário com o intuito de discutir as questões relativas à (des)igualdade racial e debater os desafios e perspectivas de seu enfrentamento
Diretor Responsável: Tatiana Braz Ribeiral
Coordenador: Alexsandro do Nascimento Santos
Inscrições: Encerradas.
Programação:
Data | Hora | Local | Palestrante | Tema |
25/11 | 14h às 17h | Sala Sérgio Vieira de Mello | Profa. Dra. Marcia Lima (FFLCH/USP) Profa. Dra. Kassandra Muniz (UFOP)Maurício Pestana (Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial de SP) |
Manifestações da Desigualdade Racial no Brasil e seu enfrentamento: Estado, Movimentos Sociais e Sociedade Civil |
25/11 | 19h às 22h | Sala Sérgio Vieira de Mello | Profa. Ms. Surya Pombo (UFPB/FEUSP)
Profa. Ms. Jaqueline Santos (Ação Educativa/FE-UNICAMP) Profa. Ms. Migh Danae (FEUSP/CNPQ) |
O Direito à Educação e a (Des)igualdade Racial no Brasil: 12 anos da Lei 10.639/03 e as Ações Afirmativas |