XXVI Encontro da ABEL e Censo das Escolas do Legislativo e de Contas

Objetivos do Encontro: Resgatar a trajetória das Escolas, assim como a da ABEL, e abordar os desafios para o futuro das Escolas do Legislativo e de Contas

Organização: ABEL, Instituto do Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa de São Paulo e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

Público Alvo: Integrantes das Escolas associadas à ABEL

Inscrições: De 07/10 a 30/10

A apuração do segundo Censo das Escolas do Legislativo e Contas será fundamental para atualizarmos o perfil dessas escolas no Brasil. Por isso, queremos mapear o histórico das escolas, sua estrutura física e acadêmica, os recursos humanos disponíveis, a estrutura organizacional e orçamentária. Participe!

PREENCHA AQUI O CENSO ABEL 2015

Avisos aos participantes:

  1. Para a organização dos trabalhos sugerimos que a chegada em São Paulo seja no dia 04 de novembro. Não haverá translado do aeroporto para o hotel.
  2. Hotel conveniado: Pestana São Paulo Hotel & Conference Center. Contatos: telefone (11) 4062-0609 – apertar a opção 1/ E-mail: reservas.br@pestana.com. Categorias disponíveis: Single – R$ 266,00 + 0,5% de ISS e Duplo – R$ 295,00 + 0,5% de ISS (Informar que é participante do Evento da ABEL ou Código Promocional: GBCONGSEMR)
  3. As informações de reserva de hospedagem devem ser repassadas à ABEL, para controle, através dos endereços: nsrebello@senado.gov.br e florian@senado.gov.br
  4. Como nos eventos anteriores, as instituições associadas que estejam em dia com a anuidade da ABEL terão direito à inscrição de, no máximo, dois participantes, sem ônus. Para participação adicional deverá ser paga a quantia de R$800,00 (oitocentos reais) por participante.
  5. Dados bancários: Banco do Brasil. Nº do banco : 001. Ag: 3600-5. C/C: 112.377-7 . Tipo de conta: corrente pessoa jurídica. Titular: Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL. CNPJ: 05.801.353/0001-04
  6. Os associados que optaram pelo pagamento da anuidade nos termos do parágrafo único do artigo 5º, do Estatuto Social, deverão entrar em contato com a Diretoria para confirmar os valores específicos da inscrição.

Programação:

04/11 | Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

18h00 Plenário Paulo Kobayashi
Solenidade de Abertura

Presidente da ALESP: Deputado Fernando Capez

Presidente da ABEL: Florian Madruga

Diretora-Presidente do ILP: Patrícia Rosset

Diretor-Presidente da Escola do Parlamento: Christy Ganzert Pato

Diretora da Escola do Tribunal de Contas do Estado: Conselheira Cristiana de Castro Moraes

Diretor-Presidente da Escola do Tribunal de Contas do Município: Conselheiro João Antonio da Silva Filho

21h
Coquetel de Recepção

05/11 | Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

9h Saída do Hotel para Visita
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
PINACOTECA
12h30 – 13h45  Almoço  Restaurante Villa Fiore, situado na Rua Abílio Soares, 1251, próximo à ALESP.
 14h – 17h  Plenário Teotônio Vilela
PAINEL 1: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DAS ESCOLAS ENQUANTO PÓLOS DE FORMAÇÃO CIDADÃ

Presidência de Mesa: Patrícia Rosset, Diretora-Presidente do ILP

Palestra 1: Comunicação Pública: as Escolas e a aproximação do cidadão ao Legislativo

Ruth Schmitz de Castro, Escola do Legislativo da Assembleia de Minas

Wagner Belmonte, Diretor da TV Câmara SP

Representante da TV ALESP (nome a confirmar)

Palestra 2: Escolas do Legislativo como processo de modernização institucional

William Maximiliano Carvalho de Melo, USP

Palestra 3: O papel das Escolas de Contas na formação para a cidadania

Norberto Pereira Platero, Analista de Finanças e Controle aposentado da CGU

 

PAINEL 2: TRAJETÓRIA E CONSOLIDAÇÃO DA ABEL

Presidência da Mesa: Florian Madruga, Presidente da ABEL, e Roberto Eduardo Lamari, Diretor Regional da ABEL

Censo ABEL

Tatiana Ribeiral, Diretora Executiva da Escola do Parlamento da CMSP

Apresentação das Escolas participantes do XXVI Encontro da ABEL

Entrega do Prêmio Cultural ABEL

20h30 – 23h00 JANTAR
Cantina Vico d’O Scugnizzo, localizada na Rua Arthur Azevedo, 773 – Jardim Paulista.

06/11 | Câmara Municipal de São Paulo (CMSP)

9h – 12h Auditório Prestes Maia
PAINEL 3: EXPOSIÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DAS ESCOLAS DO LEGISLATIVO E DE CONTAS 

Presidência de Mesa: Leonardo Barbagalo, Diretor Acadêmico da Escola do Parlamento da CMSP

Restaurante-Escola da CMSP Almoço
14h – 16h Auditório Prestes Maia
PAINEL 4: INDICADORES E POLÍTICAS PÚBLICAS: AS ESCOLAS COMO FOMENTADORAS DE PESQUISA E DE ENGAJAMENTO SOCIAL

Presidência de Mesa: Lara Mesquita, Diretora Acadêmica da Escola do Parlamento da CMSP

Palestra 1: Uso de indicadores sociais na elaboração e na avaliação de Políticas Públicas

Cristiane Kerches, USP

Palestra 2: O ILP e o Índice Paulista de Responsabilidade Social – IPRS

Tania Rodrigues Mendes, Diretora Executiva do ILP

16h30 – 17h00 Auditório Prestes Maia ASSEMBLEIA GERAL DA ABEL

  • Escolha do local do próximo Encontro da ABEL
  • Prestação de contas
  • Leitura e aprovação da Carta de São Paulo
17h00 – 17h30  Auditório Prestes Maia
Encerramento

Presidente da Câmara Municipal de São Paulo – Vereador Antonio Donato

Presidente da ABEL: Florian Madruga

Diretora-Presidente do ILP: Patrícia Rosset

Diretor-Presidente da Escola do Parlamento: Christy Ganzert Pato

Diretora da Escola do Tribunal de Contas do Estado: Conselheira Cristiana de Castro Moraes

Diretor-Presidente da Escola do Tribunal de Contas do Município: Conselheiro João Antonio da Silva Filho

 

Programação de encerramento:

  • Entrega dos certificados de participação
  • Foto oficial