Educação para as relações étnico raciais na escola na década internacional dos afrodescendentes

28, 30/11 e 05/12 – 19h às 22h

Cristiane Santana Silva

Marilandia Frazão de Espinoza

II Jornada de Formação para Educadores
3ª Fase – Educação para as relações étnico raciais na escola na década  internacional dos afrodescendentes

Objetivos: Compreender as concepções teórico-metodológicas e projetos político-educacionais em disputa no começo do século XX que objetivaram a formação para a cidadania. Identificar as políticas públicas de alfabetização, implementadas no governo militar e as concepções de ensino baseadas no Período Preparatório e Verificação da Prontidão.Identificar as políticas públicas implementadas no período de abertura política e as concepções de ensino baseadas na teoria construtivista e no interacionismo linguístico.Problematizar os desafios atuais da alfabetização como via de formação para a cidadania.

Público alvo:  Professores, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escolas, funcionários do Quadro de Apoio e Público em Geral.

Local:  Sala Sérgio Vieira de Mello

Vagas: 100 vagas

Carga Horária: 9h

Inscrições: Encerradas.

Programação: 

Encontro 1:
As relações étnico raciais, os marcos legais brasileiros.
As políticas públicas promotoras da Igualdade Racial.

[Vídeo 1 – YouTube] 

[Vídeo 2 – YouTube] 

Encontro 2 :
A gestão escolar na perspectiva étnico racial e a construção do projeto político pedagógico.

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[Vídeo 3 – YouTube]

Encontro 3: 
As relações étnico raciais no ambiente da sala de aula: ações educativas e culturais.
Avanços e desafios na superação do racismo na escola e na sociedade.

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[Vídeo 2 – YouTube]

Coordenadores: Silvia Aparecida Santos de Carvalho,  Elio Araujo da Silva e Marilandia Frazão de Espinosa.

Cristiane Santana Silva  Licenciada em Letras (Português/Espanhol) pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas literaturas de língua portuguesa, principalmente as de Brasil e Angola. Atuou nas redes públicas de ensino estadual e municipal, como professora de português e espanhol, e no ensino superior privado, além de ministrar cursos de formação de professores em cultura e história de África e Brasil. Exerceu a função de técnica pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, no Núcleo de Educação Étnico-racial. É mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (USP) e é docente do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) – Campus Guarulhos.

Marilandia Frazão de Espinoza –  Psicopedagoga e Professora da Rede Pública e Particular/Aposentada. Especialização em educação para as Relações Étnico-Raciais ; Assessora Técnica para Assuntos Raciais na Educação.

Bibliografia:

Cardoso, Marcos, Movimento Negro, Mazza Edições,2002
Ribeiro, Matilde, As Políticas de Igualdade Racial,Reflexões e Perspectivas, Editora Fundação Perseu Abramo, 2012
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade: Educação  Anti-Racismo, Caminhos Abertos pela Lei Federal nº 10639/2003                                                                                                                                                                                                                      Silvério, Valter Roberto, Ações Afirmativas nas Políticas Educacionais: O Contexto Pós-Durban, São Carlos, 2009. Ki-Zerbo, Joseph, Para Quango África, Editora Pallas, 2006.