28, 30/11 e 05/12 – 19h às 22h
Cristiane Santana Silva
Marilandia Frazão de Espinoza
II Jornada de Formação para Educadores
3ª Fase – Educação para as relações étnico raciais na escola na década internacional dos afrodescendentes
Objetivos: Compreender as concepções teórico-metodológicas e projetos político-educacionais em disputa no começo do século XX que objetivaram a formação para a cidadania. Identificar as políticas públicas de alfabetização, implementadas no governo militar e as concepções de ensino baseadas no Período Preparatório e Verificação da Prontidão.Identificar as políticas públicas implementadas no período de abertura política e as concepções de ensino baseadas na teoria construtivista e no interacionismo linguístico.Problematizar os desafios atuais da alfabetização como via de formação para a cidadania.
Público alvo: Professores, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escolas, funcionários do Quadro de Apoio e Público em Geral.
Local: Sala Sérgio Vieira de Mello
Vagas: 100 vagas
Carga Horária: 9h
Inscrições: Encerradas.
Programação:
Encontro 1:
As relações étnico raciais, os marcos legais brasileiros.
As políticas públicas promotoras da Igualdade Racial.
Encontro 2 :
A gestão escolar na perspectiva étnico racial e a construção do projeto político pedagógico.
Encontro 3:
As relações étnico raciais no ambiente da sala de aula: ações educativas e culturais.
Avanços e desafios na superação do racismo na escola e na sociedade.
Coordenadores: Silvia Aparecida Santos de Carvalho, Elio Araujo da Silva e Marilandia Frazão de Espinosa.
Cristiane Santana Silva – Licenciada em Letras (Português/Espanhol) pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas literaturas de língua portuguesa, principalmente as de Brasil e Angola. Atuou nas redes públicas de ensino estadual e municipal, como professora de português e espanhol, e no ensino superior privado, além de ministrar cursos de formação de professores em cultura e história de África e Brasil. Exerceu a função de técnica pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, no Núcleo de Educação Étnico-racial. É mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (USP) e é docente do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) – Campus Guarulhos.
Marilandia Frazão de Espinoza – Psicopedagoga e Professora da Rede Pública e Particular/Aposentada. Especialização em educação para as Relações Étnico-Raciais ; Assessora Técnica para Assuntos Raciais na Educação.
Bibliografia:
Cardoso, Marcos, Movimento Negro, Mazza Edições,2002
Ribeiro, Matilde, As Políticas de Igualdade Racial,Reflexões e Perspectivas, Editora Fundação Perseu Abramo, 2012
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade: Educação Anti-Racismo, Caminhos Abertos pela Lei Federal nº 10639/2003 Silvério, Valter Roberto, Ações Afirmativas nas Políticas Educacionais: O Contexto Pós-Durban, São Carlos, 2009. Ki-Zerbo, Joseph, Para Quango África, Editora Pallas, 2006.