1º Seminário sobre Livro e Leitura na cidade de São Paulo

Perspectivas para uma Cidade Leitora

A impossibilidade da leitura pela maioria dos brasileiros é fator determinante da exclusão social, política e econômica dos cidadãos. Os dados do Indicador de Analfabetismo Funcional (INAF), criado pelo Instituto Paulo Montenegro em 2001, demonstram que apenas um entre quatro brasileiros dominam plenamente as habilidades da leitura, escrita e matemática.

Na cidade de São Paulo, um PMLLLB (Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca) foi elaborado pela sociedade civil e pelas autoridades públicas do município e aprovado na forma de lei pela Câmara Municipal, em consonância com o Plano Nacional de Livro e Leitura.

Realizar um seminário que debata amplamente o tema do ponto de vista histórico, sociológico, político e literário, envolvendo a educação e a cultura como vértices temáticos, seguramente será uma contribuição relevante da Escola do Parlamento para qualificar o debate parlamentar e esclarecer a sociedade paulistana sobre a importância estratégica deste investimento.

Objetivos: ampliar a reflexão sobre os aspectos culturais, sociais e políticos que permeiam o livro e a leitura na cidade de São Paulo; destacar o papel, as demandas e as responsabilidades do Executivo, do Legislativo e da Sociedade Civil dentro dos direitos ao livro e à leitura; democratizar o debate sobre as políticas públicas do livro e leitura.

Público alvo: Educadores, bibliotecários, escritores, trabalhadores e empreendedores dos ramos de edição e comércio de livros, estudantes dos temas, mediadores de leitura e público em geral.

Vagas: 100

Inscrições: encerradas

Programação: 18h-22h na Câmara Municipal de São Paulo

Tema Convidados Mediador
27/ago

18h-22h

Sala Sérgio Vieira de Mello

MESA 01 – A cadeia produtiva do livro: o valor social da leitura e o desenvolvimento da indústria editorial e seus diversos perfis e recortes temáticos.

Marta Porto (ex-secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC)

Cauê Seignemartin Ameni (Autonomia Literária)

Haroldo Ceravolo Sereza (Alameda, conselheiro eleito do PMLLLB-SP)
05/set

18h-22h

Sala Sérgio Vieira de Mello

MESA 02 – A produção literária contra hegemônica e os direitos sociais: os escritores periféricos, os saraus, os slams e toda a produção literária e oral que não chega nas estantes para o acesso democrático. Suzi Soares (FELIZS Feira Literária da Zona Sul/Sarau do Binho)

Ny Brisante (escritor/slammer)

Cíntia Mendes (CEU/Festa Literária do Grajaú)

Paulo Verano (professor de Editoração ECA/USP)