Educação Escolar Indígena no Território Paulistano

Diretor Responsável: Alexsandro do Nascimento Santos
Coordenadores: Silvia Aparecida Santos de Carvalho/ Elio Araujo da Silva

Seminário para contribuir para o fortalecimento e continuidade de uma série de ações de educação dos povos indígenas que vem se acumulando na rede municipal de São Paulo ao longo da última década; diversificar as atividades formativas, de modo a manter um diálogo estreito com agentes escolares envolvidos com essas ações; e disseminar os conhecimentos dispersos em diferentes pontos da rede justificam a pertinência desse processo de formação.

Objetivos: construir e partilhar saberes sobre a presença de povos indígenas no Território Paulistano e sobre os caminhos e alternativas contemporâneas para a garantia plena do direito à Educação desses povos, em especial do Guarani.

Vagas: 200

Público alvo: Assist. de Diretor de Escola, Coord. Pedagógico, Diretor de Escola, Prof. de Educação Infantil, Prof. Ed. Infantil e Ens. Fund. I, Prof. E.F. II e Médio, Supervisor Escolar, lideranças indígenas.

Programação:

09/12/2019 – 14h às 20h30 – Sala Sérgio Vieira de Mello

14h00 às 14h30
Acolhida com momento de fruição artístico-cultural

14h30 às 15h
Mesa de abertura

15h30 às 17h
Painel Temático I – A presença dos povos indígenas no território paulistano: vozes e perspectivas críticas – visão antropológica e histórica da presença dos povos guarani no território, suas demandas e relações com os juruá
David Martim Karai Popygua
Adriana Queiroz Testa
Fabio de Oliveira Nogueira da Silva

17h às 17h30:
Intervalo

17h30 às 19h
Painel Temático II – Educação com os povos indígenas no território paulistano: promessas, conquistas e desafios do presente: história do atendimento, características, importância dos CECIs
Poty Porã Turiba Carlos
Daniel Munduruku (a confirmar)
Minéa Paschoaletto Fratelli
Alexsandro do Nascimento Santos

19h às 20h30
Painel Temático III – Educação escolar indígena e formação de professores em São Paulo: educação específica e diferenciada – compromissos para uma agenda contemporânea
Adriano Karaí Veríssimo Lima
Elie Ghanem
Diana de Paula Pellegrini

Inscrições: encerradas

 


 

Referências bibliográficas:
GHANEM, Elie. As inovações da escola tuyuka superando a educação colonialista. In: Andréia Nunes Militão; Maria Silvia Rosa Santana. (Orgs.). Intersecções entre pesquisas/pesquisadores experientes e pesquisas/pesquisadores iniciantes no campo educacional. São Carlos: Pedro e João Editores, 2016. p. 203-244.
GHANEM, Elie. Educação integral no município de São Paulo: experiências e perspectivas. São Paulo: Oficina Digital, 2017. 141 p.
NOGUEIRA DA SILVA, Fabio de O. Um tekoa, uma cidade e a sidade. In: GALLOIS, D. T., MACEDO, Valéria (Orgs.). CEstA nas redes Guarani. São Paulo: Ed. Hedra, 2018.
NOGUEIRA DA SILVA, Fabio de Oliveira. Do Tekoa Pyau à nova aldeia: sujeitos em movimento na produção do espaço local. São Paulo, 2015. 203 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
PELLEGRINI, Diana de Paula. Saberes escolares e comunidade indígena: inovação educacional entre os Baniwa do alto rio Negro. In: GHANEM, E.; NEIRA, M. G. (Org.). Educação e diversidade cultural no Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2014. p. 245-272.
TESTA, Adriana Queiroz. Caminhos de saberes Guarani Mbya: modos de criar, crescer e comunicar. São Paulo, 2014. 308 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
TESTA, Adriana Queiroz. Entre o canto e a caneta: oralidade, escrita e conhecimento entre os Guarani Mbya. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 34, n. 2, p. 291-307, Aug. 2008. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022008000200006&lng=en&nrm=iso>. access on 30 Oct. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022008000200006.
TESTA, Adriana Queiroz. Relatório final da avaliação diagnóstica dos impactos das ações educativas dos CEII/CECI. São Paulo, 2016.