O debate curricular em São Paulo na perspectiva da Educação Integral
Evento na área da Educação inserido no Programa de Capacitação de Agentes Políticos e Comunitários e de Formação para Cidadania da Escola do Parlamento da CMSP em parceria com SME e outras Secretarias.
A necessidade de ações formativas acerca da educação integral vem se acumulando na rede municipal de São Paulo ao longo da última década. Essa demanda orienta a diversificação das atividades formativas, fortalecendo o diálogo com os profissionais da educação envolvidos com ações da Educação Integral. Nessa perspectiva, a reflexão destes conhecimentos em diferentes pontos da rede justifica a pertinência desse processo de formação.
Os encontros ancoram-se na lei federal “Mais Educação Federal” – Lei 12.796/13, nos documentos municipais “Mais Educação São Paulo” – Lei 5.930/13, “Programa São Paulo Integral”- Portaria 8.003/17, na Carta das Cidades Educadoras (AICE), no Currículo da Cidade de São Paulo, Currículo Integrador da Infância Paulistana, Programa São Paulo Integral e na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Todos os documentos citados são importantes marcos para a constituição de uma Educação Integral emancipatória, não hierarquizadora e descolonizada, e dizem respeito à cidade de São Paulo.
Objetivos:
- Constituir e fortalecer espaços de articulação das políticas, agentes e pesquisadores da educação Integral e de cidade educadora no Município de São Paulo;
- Promover o debate sobre as transformações das realidades locais para a constituição de territórios educativos com pesquisadores à luz dos elementos que envolvem a constituição de um Território Educativo, com servidores da educação experientes na construção de experiências de Educação Integral e com agentes da cidade que assumem seu papel educador na cidade;
- Debater sobre a questão da gestão democrática nas escolas e os desafios para sua real efetividade no contexto da Educação Integral;
- Discutir sobre a concepção de currículo na perspectiva da Educação Integral e o currículo na cidade de São Paulo, especificamente;
- Contribuir para alcançar os resultados esperados do projeto 25: São Paulo Educadora, do Plano de Metas da Cidade de São Paulo 2017-2020.
Público Alvo: Agente de Apoio, Agente Escolar, Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Supervisor Escolar.
Vagas: 160 vagas.
22/05/2019 – 9h às 13h
Sala Sérgio Vieira de Mello
Inscrições: encerradas
Palestrantes:
Selma Rocha – Professora da Faculdade de Educação da USP e conselheira do CME/SP.
Natacha Costa – Diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz e Coordenadora do Centro de Referências em Educação Integral.
Wagner B. de L. Palanch – Diretor do Núcleo Técnico de Currículo SME/SP.
Thiago dos Santos Rosario Matos – Professor da EMEF Wladimir Toledo Piza
Silvia Stancov R. P. da Silva – Professora EMEF Wladimir Toledo Piza
Mediação: Carlos Eduardo Fernandes Júnior – Coordenador Pedagógico da EMEF Infante Dom Henrique – futura EMEF Espaço de Bitita.
Bibliografia:
ARROYO, Miguel (2012). O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, Jacqueline (org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, pp. 33-45.
FREIRE, Paulo (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOULART, Beatriz (2008). Centro SP: uma sala de aula. São Paulo: Peirópolis.
MOLL, Jaqueline (2004). A Cidade educadora como possibilidade: apontamentos. In: CONZATTI, Marli; FLORES, Maria Luisa Rodrigues; TOLEDO,
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade de São Paulo. São Paulo: SME/COPED, 2017
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Currículo Integrador da Infância Paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2015.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria dos Centros Educacionais Integrados e da Educação Integral. Programa São Paulo Integral: experiências pedagógicas nos territórios do saber São Paulo: SME/COCEU, 2016.
SPOZATI, Aldaiza (2006). Território, Exclusão/Inclusão Social. In: Congresso Internacional de Geoinformação – GEO Brasil, São Paulo, Palácio das convenções do Anhembi, 2000a; SPOZATI, Aldaiza (Coord.). Mapa da Exclusão / Inclusão da Cidade de São Paulo 2000: Dinâmica Social dos anos 90. São Paulo, PUC/ SP-POLIS-INPE