21 de agosto, sexta-feira – 19h às 21h
Coordenadores:
Prof. Dr. Alexsandro Santos – Escola do Parlamento
Osvaldo Lemos
Palestrantes
Osvaldo Lemos: Consultor para Políticas Públicas de Juventude. Foi gestor público na cidade de São Paulo, com experiências como Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Juventude de São Paulo, Coordenador de Articulação Regional de Políticas Públicas para Juventude (Secretaria Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo), Coordenador da 2ª e 3ª Conferência de Juventude. Foi também uma das lideranças da construção do Plano Municipal de Juventude de São Paulo. Ganhou o Prêmio Jovem Brasileiro do Instituto Sou Jovem (SENAC 2013) e o Prêmio Agito Cultural 2014 (Câmara Municipal dos Vereadores de São Paulo). Com passagens pela Escola de Governo, no curso de formação para governantes da USP, na FGV, no curso de Liderança e Gestão, atualmente é graduando do curso de Gestão Pública.
Fábio Silva: foi presidente eleito do Conselho Municipal de Juventude de São Paulo, sendo uma das lideranças da construção do Projeto de Lei para o Plano Municipal de Políticas de Juventude. Militante pelos Direitos Humanos, foi um dos fundadores da Escola Jovem LGBT. Presidiu o grêmio estudantil da E.E Hedy Madalena Bocchi e o DCE-ESAMC. Foi um dos articuladores das ocupações das escolas de SP em 2015. Formado em Direito pela FMU através de bolsa integral do PROUNI. Faz pós-graduação em Direito Administrativo na PUC, e é bolsista integral na pós-graduação de Gestão de Projetos pela ESAMC, a Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação. É pesquisador do IBI, o Instituto Brasil Israel.
Gabriela Macedo: é presidenta eleita (2018-2020) do Conselho Municipal dos Direitos da Juventude de São Paulo. Bacharel em filosofia pela Universidade de São Paulo, estudou os temas da liberdade, lei moral e autonomia em Kant como bolsista de Iniciação Científica no Departamento de Filosofia da USP (DF-USP). Atualmente cursa a licenciatura em filosofia na Faculdade de Educação da USP e é membra do Nós- Grupo de Estudos sobre Feminismos do DF-USP. Fez parte da gestão do Centro Acadêmico de Filosofia Prof. João Cruz Costa durante três anos e construiu o espaço de articulação de mulheres do curso de filosofia da USP “Minas da Filô”. Militante feminista e pela educação pública, é professora voluntária no Cursinho Popular da FFLCH.
Mediação:
Alexsandro Santos – Diretor-presidente da Escola do Parlamento
Ementa:
- Juventudes na Cidade de São Paulo
- Participação Política e construção da pauta de direitos da Juventude na Cidade de São Paulo
- O Plano Municipal da Juventude: proposta legislativa
Objetivos:
Espera-se que ao final do seminário os participantes sejam capazes de:
- Identificar e compreender o processo de construção da minuta do Plano Municipal de Juventude da Cidade de São Paulo;
- Analisar, compreender e interpretar os principais dispositivos presentes na referida minuta
- Compreender e posicionar-se a respeito do processo de tramitação legislativa do PL (Projeto de Lei) 604/2016, propõe o Plano Municipal da Juventude da Cidade de São Paulo
Público alvo:
Profissionais de nível médio e de nível universitário que trabalham com as juventudes nas diferentes áreas das políticas sociais; parlamentares e assessores/as de gabinetes; demais cidadãos/ãs da sociedade civil e agentes que atuam nos Conselhos de participação popular e de controle social, especialmente Conselheiros de Direitos.