Seminário de Lançamento da 11ª edição da revista Parlamento e Sociedade
Diferentes estudos realizados nos últimos anos sinalizam que a democracia liberal, em seu formato mais frequente nas sociedades contemporâneas, está tensionada por desafios bastante densos. Um dos principais elementos explicativos desta crise está relacionado ao nível de adesão dos cidadãos aos valores democráticos e ao nível de compreensão das pessoas sobre as regras institucionais e os procedimentos de materialização da democracia. Em outras palavras, podemos dizer que a crise da democracia tem como variável importante a dificuldade de ampliar e aprofundar o grau de letramento político dos indivíduos que compõem o tecido social.
Partindo dessa perspectiva, em 2018, a Escola do Parlamento mobilizou uma pesquisa com jovens estudantes da rede municipal de São Paulo, matriculados no ensino médio, com vistas a compreender seu grau de adesão a princípios e valores democráticos e seu conhecimento sobre a democracia, suas instituições e seus regimes de construção dos destinos sociais. Com os resultados dessa pesquisa, convidamos estudiosos e ativistas que trabalham no campo da educação política para analisar e problematizar os achados da investigação, comparar e cotejar com outros investimentos de pesquisa semelhantes e propor reflexões em torno da relação entre juventudes, democracia e educação política.
A Edição n° 11 da Revista Parlamento e Sociedade traz os frutos desse processo de reflexão. Num momento tão importante, em que nos aproximamos das eleições municipais, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a APEL e com o Instituto Legislativo Paulista propõem a realização deste seminário.
Coordenadores: Alexsandro Santos (Escola do Parlamento); Humberto Dantas (CLP); Roberto Lamari (APEL / Escola do Parlamento de Itapevi); Vinicius Schurgelies (Instituto Legislativo Paulista – ILP)
Objetivos:
- Apresentar e discutir os resultados da pesquisa sobre adesão dos jovens aos valores democráticos e sobre a compreensão dos jovens a respeito das instituições e procedimentos próprios da democracia brasileira.
- Dialogar sobre o conceito de educação política para a cidadania como categoria explicativa e como proposta para o aprimoramento da qualidade da democracia e de sua responsividade.
- Incentivar a criação e ampliação de iniciativas de Educação Política no poder legislativo e também nas escolas de educação básica.
Público alvo:
Estudantes, professores e outros profissionais da educação básica e superior, ativistas e militantes do campo da educação política para a democracia, pesquisadores do campo da educação, da ciência política e de áreas correlatas, público em geral.
Vagas: 300
Carga Horária: 1h30
Baixe AQUI o seu exemplar
Inscrições: CLIQUE AQUI
19 de outubro, segunda-feira às 17h
Clique AQUI para rever o seminário
PROGRAMAÇÃO |
|
17h – Abertura | Vinicius Schurgelies |
17h10 – Painel com autores
O Campo da Educação Política: Definições e Práticas |
Alexsandro Santos
Luiza Jardim Myla Freire |
17h40 – Painel com autores
Juventudes, Educação Política e Democracia: Achados de Pesquisas |
Camila Alencar e Rafael Paraiso
Fátima Timotheo e Roberto Lamari Humberto Dantas |
18h10 – Intervenção analítica | Diego Calegari (Politize!) |
18h30 – Comentários e articulações | Vinicius Schurgelies |
18h40 – Saudação final dos participantes |