Juventudes Brasileiras: Educação, Trabalho e Desigualdades

Ciclo de Seminários em parceria com o Centro de Estudos e Memória da Juventude – CEMJ

Coordenadores:
Prof. Dr. Alexsandro Santos – Escola do Parlamento
Prof. Ms. Euzébio Jorge Silveira de Souza – Centro de Estudos e Memória da Juventude

No cenário brasileiro, em diálogo com o processo de redemocratização, pudemos construir de forma democrática e coletiva o Estatuto da Criança e do Adolescente, transitando de uma perspectiva policialesca e adultocentrada para uma perspectiva de proteção integral, reconhecimento das singularidades e garantia de direitos. A busca pela extensão dessa perspectiva emancipadora também para as juventudes exigiu um pouco mais de tempo e de mobilização da sociedade brasileira. Mas, efetivamente, no início dos anos 2000, o Estado Brasileiro reconheceu as juventudes como sujeitos especiais de direitos singulares e estabeleceu marcos normativos para sua garantia, ensejando o fortalecimento e consolidação de políticas públicas que vinham sendo demandadas e produzidas em experiências locais. O Estatuto da Juventude é, nesse sentido, uma conquista importantíssima para o país.

Neste ciclo de seminários, interessa-nos debater a presença da agenda de juventudes nas políticas públicas e as questões relativas à garantia de direitos, em especial no campo da educação e do trabalho, considerando as profundas desigualdades que ainda marcam estruturalmente a sociedade brasileira e atravessam a experiência histórica objetiva e as subjetividades das juventudes.

Objetivos:

  • Identificar e compreender o processo de construção das juventudes como sujeitos históricos de direitos singulares e específicos
  • Analisar, compreender e interpretar os principais marcos normativos que organizam o sistema de garantia de direitos das juventudes no Brasil
  • Compreender e posicionar-se a respeito das contradições, limites e possibilidades para a garantia do direito humano à educação e do direito ao trabalho digno para jovens, considerando as desigualdades estruturais que assolam o país.

Público alvo: Estudantes, ativistas, militantes, pesquisadores, profissionais que atuam com politicas sociais e programas voltados às juventudes, lideranças de organizações juvenis e público em geral.

 


Programação:

Seminário IV – Sete Anos do Estatuto da Juventude: Avanços e Retrocessos na Garantia de Direitos
08 de setembro, terça-feira – 19h às 21h

Clique AQUI para ver o Seminário IV

Palestrantes:

» Julia Siqueira RochaDoutora em Educação (UFSC), com estágio na Université de Strasbourg. Integra os grupos de pesquisa Ensino e Formação de Educadores e Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu, ambos da UFSC. É consultora educacional da UDESC

» Mirella de Carvalho Bauzys MonteiroPromotora de Justiça – Escola Superior do Ministério Público

» Rozana Barroso • Presidenta da UBES – União Brasileira dos estudantes Secundaristas

» Danilo MonteiroSubsecretário de Estado da Educação no Governo do Maranhão

Mediação:
» Alexsandro Santos – Diretor-presidente da Escola do Parlamento
 


Seminário III – Juventudes Brasileiras, Desigualdades Estruturais e Políticas Públicas
01 de setembro, terça-feira – 19h às 21h

Clique AQUI para ver o Seminário III

Palestrantes:

» Nádia CampeãoVice-prefeita e Secretária Municipal de Educação (gestão Haddad) e Secretária Municipal de Esportes (gestão Marta Suplicy)

» Fabiana de Souza CostaDoutora em Educação (PUC-SP). Pesquisadora de Políticas Afirmativas com destaque para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Docente na Universidade Federal do Sul da Bahia

» Richard SantosProfessor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia. PósDoutor em Cultura e Sociedade pelo PPGPÓS-CULT da UFBA. Doutor em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos e Pós-graduação sobre as Américas, CEPPAC-UNB

Mediação:
» Alexsandro Santos – Diretor-presidente da Escola do Parlamento


 

Seminário II- Juventudes Brasileiras, Trabalho e Desiguadades
25 de agosto, terça-feira – 19h às 21h
Clique AQUI para rever o Seminário II

Palestrantes:

» Euzébio Jorge Silveira de SousaDoutorando em Desenvolvimento Econômico (UNICAMP), Mestre em Economia Política (PUCSP). Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais (UFMG). É presidente do Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ).

» Fausto Augusto JuniorMestre e Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). É Coordenador-técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) na área de Educação.

» Luiza Helena RizzoGraduanda em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atua como bolsista de Extensão (UERJ) pelo projeto ‘Mediação Entreturmas”.

Mediação:
» Beatriz Calheiro • Professora, Diretora do Sinteam (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado do Amazonas) e coordenadora de formação da CTB-Jovem.

Participação:
» Alexsandro Santos – Diretor-presidente da Escola do Parlamento


 

Seminário I – Juventudes Brasileiras e Direito à Educação e Desigualdades
19 de agosto, quarta-feira – 19h às 21h
Clique AQUI para rever o Seminário I

Palestrantes:
» Edneia GonçalvesPossui graduação em Sociologia pelo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo(1990). Atualmente é Diretora Executiva Adjunta do Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.

» Maria Carla CarrochanoDoutora em Educação pela Universidade de São Paulo, integra a Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), tendo coordenado o GT03 – Movimentos Sociais, sujeitos e processos educativos no biênio (2017-2019). Foi assessora do Programa Juventude da Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação e consultora da OIT para a elaboração da Agenda Nacional do Trabalho Decente para a Juventude.

» Wilson Levy de Braga NetoDoutor em Direito pela PUC-SP, Pós-doutorando em Direito da Cidade pela UERJ, Mestre em Direito pela USP. 

Mediação:
» Alexsandro Santos – Diretor-presidente da Escola do Parlamento



ATENÇÃO

  • Você deverá fazer uma única inscrição, que valerá para os 4 seminários. Elas ficarão abertas até o dia previsto para o último encontro (8 de setembro).
  • A geração do certificado de participação será feita após resposta satisfatória a questionário de avaliação online que será disponibilizado após o último seminário e somente àqueles que fizeram a inscrição via plataforma Sympla (leia aqui a Política de Certificação para Cursos à Distância da EP)