Em pesquisa de 2019 sobre o estado da democracia no mundo, a agência de inteligência do jornal The Economist apontou que vivemos um momento de recessão democrática mundial. A queda da qualidade da democracia global – observada pela queda da média mundial do índice de democracia – é causada por processos de recessão democrática em andamento em diversos países, inclusive no Brasil. A democracia brasileira é apontada como uma democracia falha – apesar de existirem eleições justas e livres e as liberdades civis básicas serem respeitadas, problemas como violação da liberdade de mídia e tentativas de supressão da oposição e críticos políticos são observadas.
De acordo com dados do Barômetro das Américas, em 2018, 90% dos entrevistados brasileiros acreditavam que o país é governado por grupos poderosos em benefício próprio em detrimento do bem do povo. O Poder Legislativo nacional também não é considerado uma instituição confiável: 47% dos entrevistados pela agência apontaram não ter nenhuma confiança no Congresso Nacional.
A política e os políticos passam por momento de descrédito no Brasil. Como podemos aproximar os cidadãos e cidadãs brasileiras e o Poder Público? Mais do que isso, como recuperar a confiança da população nas instituições democráticas? As respostas não são claras, mas debater e relembrar o que a política significa, qual é seu lugar em nossas vidas e porque é importante para todos nós, certamente é o primeiro passo para construí-las coletivamente e de forma legítima.
Objetivos: debater o significado de política, o lugar que ocupa em nossas vidas e na sociedade, e construir respostas para as questões levantadas de forma legítima e coletivamente.
Dia 23 de junho, a partir das 18h
com transmissão pela TV Câmara (canal 61.4 digital) e via streaming pelo Facebook
na página da Escola do Parlamento
e também na da Câmara Municipal de São Paulo
Assista ao vídeo da transmissão
Participação de:
Mario Sergio Cortella – filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro
Daniel Annemberg – Vereador
Alexsandro Santos – Diretor-Presidente da Escola do Parlamento
ATENÇÃO
- A geração de certificado será feita após resposta a um questionário online que será disponibilizado ao final do curso somente àqueles que fizeram a inscrição via plataforma Sympla. Leia aqui a Política de Certificação para Cursos à Distância da EP.