Políticas Educacionais em Tempos de (Pós)Covid-19: Perspectivas Crítico-Esperançosas

***Nota aos Alunos***

Adequando os procedimentos da Escola às necessidades dos alunos, a Escola do Parlamento decidiu ampliar o prazo de envio da resposta do primeiro questionário deste curso, ficando este condicionado ao mesmo prazo que terá o último questionário, ou seja, 3 dias úteis após o término da última aula.

Na prática, se você já mandou a resposta do primeiro questionário, não é necessário enviar novamente. Se não mandou ainda, vai poder enviar até terminar o prazo estipulado para o último questionário, conforme orientação que você receberá e que estará acompanhando o mesmo.

Lembrando que, para ser aprovado e receber o certificado, você precisa alcançar, na média aritmética simples dos dois resultados, aproveitamento igual ou superior a 70%.

E somente quem se inscreveu para o curso via plataforma Sympla poderá preencher o questionário e ser certificado.

Questionário de Avaliação de Conteúdo 1

Questionário de Avaliação de Conteúdo 2


 

Curso de Extensão – Parceria Escola do Parlamento e Faculdade de Educação da USP

Desde o início da crise sanitária global em decorrência da pandemia de COVID-19, os sistemas educacionais de todo o mundo foram profundamente impactados e as políticas públicas de educação foram atravessadas por problemas e questões que, antes, não ocupavam a prioridade da agenda decisória.

Uma das principais medidas assumidas por governos de todo o mundo – o distanciamento social – instaurou uma realidade não prevista para o campo da educação básica: a impossibilidade de manter aulas presenciais, nos prédios escolares. No Brasil, em um primeiro momento, as atividades foram suspensas mediante recurso a diferentes tipos de expedientes político-administrativos: antecipação de recesso escolar, concessão de férias escolares ou simplesmente suspensão de período letivo. Depois, numa segunda fase, a maior parte dos sistemas de ensino públicos e privados adotaram estratégias de ensino/aprendizagem remotas, mediadas ou não por tecnologias.

Esse cenário impôs uma série de consequências objetivas e subjetivas na vida dos educandos, dos educadores e de suas famílias. Situações de risco e vulnerabilidade social foram agravadas, a intensificação do trabalho docente ficou evidente e as desigualdades educacionais – já existentes no cenário pré-pandemia – tornaram-se ainda mais agudas.

Encarar esse tempo histórico a partir de uma perspectiva crítico-esperançosa pode permitir à sociedade brasileira a atualização de seu pacto social para a garantia do direito humano à Educação. É com essa visão que propomos esse curso de extensão universitária.

Objetivos:

  • Identificar, analisar e compreender as limitações, atravessamentos e desafios que o cenário de crise social e sanitária imposto pela Covid-19 fizeram emergir no campo das políticas educacionais brasileiras.
  • Identificar, analisar e compreender como o subfinanciamento das políticas educacionais e os processos de construção e deliberação centralizados de programas e projetos educativos podem agudizar os impactos do cenário de Pandemia COVID-19 na educação básica.
  • Refletir, dialogar e elaborar sentidos e significados em relação aos impactos do cenário de crise social e sanitária nas discussões e decisões relativas aos programas de introdução das TICs e da Educação à Distância na Educação Básica.
  • Refletir, dialogar e elaborar sentidos e significados em relação aos impactos do cenário de crise social e sanitária nas experiências e vivências dos educadores, educandos e suas famílias.
  • Analisar, compreender e elaborar sentidos e significados em relação às conexões entre desigualdades sociais, desigualdades educacionais e restrições impostas pela pandemia de Covid-19 na vida dos educandos e de suas famílias.

Metodologia:

  • Sete seminários virtuais de 3 horas cada, realizados em forma de mesas temáticas, com a exposição de palestrantes e diálogo com os participantes por meio de plataforma virtual de interação. Somam 21 h.
  • Atividades de estudo, pesquisa, elaboração e sistematização individual de aprendizagem, propostas aos participantes por meio de plataforma virtual de interação e avaliados de acordo com os objetivos didáticos previstos no curso. Somam 9 horas.

Carga Horária Total: 30 horas

Público Alvo: Gestores(as) escolares da educação básica (diretores de escola, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos), professores(as) da educação básica, estudantes de licenciatura e interessados em geral.

Inscrições até às 13h do dia 26/6.

Programação:

Todos os encontros acontecem às sextas-feiras a partir do dia 26/06, sempre das 14h às 17h.

26/6 – As políticas educacionais no cenário de Covid-19

Profa. Me. Minea Paschoaleto Frateli, Profa. Dra. Iracema Santos do Nascimento, Prof. Dr. Alexsandro Santos, Profa. Dra. Emilia Cipriano

Mediação: Profa. Dra. Silvia Carvalho


03/7 – Desafios e perspectivas para a Educação Infantil no cenário (pós)pandemia de Covid-19

Profa. Dra. Maria Aparecida Guedes Monção, Profa. Dra. Barbara Popp, Profa. Me. Silvia Tavares, Profº Dr. Cristiano Alcântara

Mediação: Prof. Dr. Alexsandro Santos


10/7 – Desafios e perspectivas para os anos iniciais do Ensino Fundamental no cenário (pós)pandemia de Covid-19

Profa. Dra. Anna Helena Altenfelder, Prof. Dr. Rodnei Pereira, Profa. Dra. Cileda Perrela, Profa. Esp. Anna Cecilia Koebcke de Magalhães Couto Simões

Mediação: Profa. Dra. Iracema Santos do Nascimento


17/7 – Desafios e perspectivas para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio no cenário (pós)pandemia de Covid-19

Profa. Dra. Debora Goulart, Profa. Me. Rita Jobim, Profa. Me. Sandra Bouças, Prof. Rui Carlos Lopes de Alencar

Mediação: Profa. Dra. Silvia Carvalho


24/7 – Desafios e perspectivas para a Educação de Jovens e Adultos no cenário (pós)pandemia de Covid-19

Profa. Dra. Maria Clara di Pierro, Profa. Me. Milena Micosi, Profa. Dra. Elza de Lima Ferrari

Mediação: Profa. Me. Patrícia Cerqueira dos Santos


31/7 – Desafios e perspectivas para a Educação Especial Inclusiva no cenário (pós)pandemia de Covid-19

Profa. Esp. Renata Garcia, Profa. Esp. Luciana Vitor Cury, Profa. Andreia de Jesus, Profa. Maria Claudia Fernandes

Mediação: Profa. Me. Liliane Garcez


07/8 – Desafios e perspectivas para a Educação Integral no cenário (pós)pandemia de Covid-19

Prof. Dr. Elie Ghanem, Natacha Costa, Prof. João Kleber Santana, Profa. Claudia Rosa de Oliveira

Mediação: Profa. Me. Dilma Ângela da Silva


ATENÇÃO

A transmissão do curso será ONLINE através de streaming na página da Escola do Parlamento no Facebook.

A geração do certificado será feita após resposta satisfatória a dois questionários de avaliação online que serão disponibilizados somente àqueles que fizeram a inscrição via plataforma Sympla. O PRIMEIRO QUESTIONÁRIO SERÁ ENVIADO NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 27 DE JULHO e o segundo após a última aula.

Leia aqui a Política de Certificação para Cursos à Distância da EP.