Iniciação Política – 3ª edição

CURSO DESTINADO EXCLUSIVAMENTE A ESTAGIÁRIOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO E ALUNOS DA ETEC CEPAM

 

Com base em experiência realizada junto a jovens nas periferias de São Paulo desde 2009, trazer para Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, o curso que formou mais de 90 turmas e cerca de 10 mil pessoas em nove anos de atividades. O curso tem como objetivo discutir os conceitos de democracia, cidadania e a organização do Estado no Brasil com ênfase em exemplos e discussões que sejam aplicados à nossa realidade municipal.Público Alvo: estagiários da Câmara Municipal de São Paulo

Diretor Responsável: Ilza Jorge

Coordenação: Humberto Dantas

Programação:

Data/Hora Sala Palestrante Tema
21/nov

15h-18h

Sala Tiradentes Rodrigo Estramanho Democracia e realidade política

[Vídeo – YouTube]

22/nov

15h-18h

Oscar Pedroso Horta Bruno Souza da Silva Cidadania e conquista de direitos

[Vídeo – YouTube]

23/nov

15h-18h

Sala Tiradentes Joyce Luz Estrutura do Estado no Brasil

[Vídeo 1 – YouTube]

[Vídeo 2 – YouTube]

Carga Horária: 09 horas

Vagas: 60

Inscrições: Encerradas.

 

Bibliografia:

DANTAS, H. O jovem e a educação política – ampliando análises e ações. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, Brasil em Foco, janeiro de 2016a.

DANTAS, H. O jovem e a educação política – aperfeiçoando análises. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, Brasil em Foco, dezembro de 2016b.

DANTAS, H. O jovem e a educação política – nova rodada de análises. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, Brasil em Foco, dezembro de 2014.

DANTAS, H. O jovem e a educação política – percepções com base em experiência. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, Brasil em Foco, dezembro de 2013.

DANTAS, H. SCHIAVI, I. “ILP e a educação política – percepções com base em atividades de formação”. São Paulo: Assembleia Legislativa do Estadod e São Paulo. Revista do ILP, a. I, v. 1, 2015.

DANTAS, H.; CARUSO, V. “Politização nas escolas: o quanto os jovens compreendem essa demanda”. Brasília: E-legis, n. 7, p. 22-33, 2011.

DANTAS, H.; ESTRAMANHO, R. “Educación política como pilar de La democracia y La realidad brasileña”. In 7º Congresso Latinoamericano de Ciencia Política. Bogotá, Colômbia, 2013.

DANTAS, H.; ESTRAMANHO, R. Como a juventude se relaciona com a democracia: compreensões com base em pesquisas. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer. Cadernos Adenauer, a. XVI, v. 1, 2015.

DANTAS, H.; NASCIMENTO, A.; SILVA, B. Mapeando o que os jovens pensam sobre a política: as experiências formativas de Araraquara-SP e Suzano-SP. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Cadernos Legislativos, n. 29, 2016.

DANTAS, H.; SOARES, A.; SOARES, M. I. L. C.; LAMARI, R E.. “Educação política em parceria: quando princípios se tornam ações”. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer. Cadernos Adenauer, a. XI, v. 3, 2010.

DANTAS, Humberto. Educação política nas periferias da Grande São Paulo: percepções com base na posição de jovens de 15 a 18 anos em 2015 em ações da Fundação Konrad Adenauer. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, n.1, março de 2016.

 

 

Rodrigo Estramanho – bacharel em ciências sociais pela FESP-SP, com mestrado e doutorado em ciências sociais pela PUC-SP. Professor universitário com experiência em cursos livres de formação política;

Bruno Souza da Silva – bacharel em ciências sociais, com mestrado em ciência política pela Unesp e doutorando pela Unicamp. Professor com experiência em cursos livres de formação política;

Joyce Luz – Mestre pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Instituições Políticas e Eleições (NIPE – Cebrap) no projeto temático “Instituições Políticas, padrões de interação entre Executivo e Legislativo e Capacidade Governativa” e é pesquisadora no Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI-USP).