EDUCAÇÃO, CIDADE E PATRIMÔNIO: reflexões acerca do cotidiano escolar

Este curso é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação

16, 21 e 23/11 – 16h às 19h

Miriam Marcolino dos Santos

Evento válido para pontuação de evolução funcional em SME

Objetivos: A segunda fase da II Jornada de Formação para Educadores pretende discutir e refletir sobre o tema Patrimônio e sua importância no âmbito da municipalidade, observando especialmente a Câmara Municipal de Vereadores como patrimônio de fundamental importância para a formação e o exercício da cidadania na cidade de São Paulo.

Público Alvo: Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Coordenadores Pedagógicos

Vagas: 150 vagas

Carga Horária: 9h

Programação:

Encontro 1: 16/11  Sala Oscar Pedroso Horta

Conceito de Patrimônio; A Educação Patrimonial na formação para a cidadania;

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Encontro 221/11 – Auditório Prestes Maia (Plenarinho)

A Câmara Municipal de Vereadores como espaço patrimonial de fundamental importância para formação e o exercício da cidadania na cidade de São Paulo; Visita monitorada na Câmara Municipal de São Paulo, numa perspectiva de interação com o equipamento arquitetônico que contém relevância histórica na cidade;

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Encontro 3: 23/11 – Sala Sérgio Vieira de Mello

Estratégias de proteção e preservação do patrimônio; A importância das visitas em patrimônios locais realizáveis no território escolar; Práticas de educação patrimonial ampliadas na cidade; O papel das vivências patrimoniais na construção de práticas mais democráticas de patrimonialização;

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Diretores Responsáveis: Humberto Dantas/Ilza Valéria Moreira Jorge

Coordenadores: Silvia Aparecida Santos de Carvalho/Elio Araujo da Silva

Inscrições:Encerradas

Referências Bibliográficas:

  • Arroyo, Miguel G.- Currículo, território em disputa – (2014)
  • Paro, Vitor H. – Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação
  • Manual de atividades práticas de Educação Patrimonial- Evelina Grunberg – IPHAN (2007)
  • Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos – IPHAN (2014)
  • Freire, Paulo – Educação na cidade (1995)