16, 21 e 23/11 – 16h às 19h
Miriam Marcolino dos Santos
Evento válido para pontuação de evolução funcional em SME
Objetivos: A segunda fase da II Jornada de Formação para Educadores pretende discutir e refletir sobre o tema Patrimônio e sua importância no âmbito da municipalidade, observando especialmente a Câmara Municipal de Vereadores como patrimônio de fundamental importância para a formação e o exercício da cidadania na cidade de São Paulo.
Público Alvo: Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Coordenadores Pedagógicos
Vagas: 150 vagas
Carga Horária: 9h
Programação:
Encontro 1: 16/11 – Sala Oscar Pedroso Horta
Conceito de Patrimônio; A Educação Patrimonial na formação para a cidadania;
Encontro 2: 21/11 – Auditório Prestes Maia (Plenarinho)
A Câmara Municipal de Vereadores como espaço patrimonial de fundamental importância para formação e o exercício da cidadania na cidade de São Paulo; Visita monitorada na Câmara Municipal de São Paulo, numa perspectiva de interação com o equipamento arquitetônico que contém relevância histórica na cidade;
Encontro 3: 23/11 – Sala Sérgio Vieira de Mello
Estratégias de proteção e preservação do patrimônio; A importância das visitas em patrimônios locais realizáveis no território escolar; Práticas de educação patrimonial ampliadas na cidade; O papel das vivências patrimoniais na construção de práticas mais democráticas de patrimonialização;
Diretores Responsáveis: Humberto Dantas/Ilza Valéria Moreira Jorge
Coordenadores: Silvia Aparecida Santos de Carvalho/Elio Araujo da Silva
Inscrições:Encerradas
Referências Bibliográficas:
- Arroyo, Miguel G.- Currículo, território em disputa – (2014)
- Paro, Vitor H. – Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação
- Manual de atividades práticas de Educação Patrimonial- Evelina Grunberg – IPHAN (2007)
- Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos – IPHAN (2014)
- Freire, Paulo – Educação na cidade (1995)