Livro, Leitura, Alfabetização e Cidadania

Diretores Responsáveis: Humberto Dantas/Ilza Valéria Moreira Jorge       

Coordenadores: Silvia Aparecida Santos de Carvalho/ Elio Araujo da Silva

Seminário na área da Educação inserido no Programa de Capacitação de Agentes Políticos e Comunitários e de Formação para Cidadania da Escola do Parlamento da CMSP em parceria com SME e outras Secretarias. Entre os temas a serem debatidos estão a importância do acesso à cultura letrada para a qualificação da experiência cidadã de participação nas decisões que impactam a cidade; a leitura e a escrita como um direito que confere qualidade para participação na vida social; políticas públicas que se ocupam com usos e práticas ligados ao livro, à leitura e aos processos de alfabetização; e possíveis relações que podemos estabelecer entre o exercício da cidadania e o acesso à cultura letrada por meio das políticas públicas que promovem usos e práticas que envolvam apropriações do livro, da leitura e da alfabetização.

Objetivo: refletir sobre a importância do acesso à cultura letrada para a qualificação da experiência cidadã de participação nas decisões que impactam a vida na cidade.

Público Alvo: Professores, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Assistentes de Direção.

Vagas: 150 vagas

Carga Horária: 8 horas

20 de abril – 9h às 18h

Sala Sérgio Vieira de Mello

Fernando Rodrigues de Oliveira – Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Marília, com estágio de Doutorado Sanduíche (bolsa PDSE-CAPES) junto ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Líder do NIPELL – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. Integrante dos Grupos de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” (UNESP-Marília)

Maria da Dores Soares Maziero – Doutorado (2015) e Mestrado (2006) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e graduação em Letras pela Pontifica Universidade Católica de Campinas (1982). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: leitura, escrita, literatura infantil e juvenil e ensino de Língua Portuguesa.

Marisa Romeiro – Pedagoga e Especialista em Alfabetização e Letramento, Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de São Paulo. Foi Coordenadora do Núcleo de Alfabetização da Secretaria Municipal de São Paulo – SME-SP

Fatima Aparecida Antônio – Diretora de Escola aposentada da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Foi Secretária Adjunta de Educação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. É membro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo.

Maria Sueli Fonseca Gonçalves – Professora de Ensino Fundamental II e Médio da rede municipal de ensino, habilitada em Português e Literaturas USP, Idealizadora do Projeto Academia Estudantil de Letras –AEL, Coordenadora do Projeto AEL na SME- Núcleo Técnico de Educação, Faz parte da Coletânea Poética “Sete- Feminino de Luas e Marés, Editora Essencial – 2017,  membro efetivo da Academia de Letras de Campos do Jordão.

Inscrições: Encerradas