Objetivos: Oferecer aos participantes um conjunto de subsídios para a análise dos principais compromissos governamentais estabelecidos no Plano Nacional de Educação (Lei Federal nº 13.005/2014); Permitir que os participantes compreendam as relações entre as metas do PNE, os programas e as políticas públicas propostas e implementadas pelos governos subnacionais; Permitir aos participantes o debate qualificado sobre os desafios e perspectivas para o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação; Favorecer o debate sobre a articulação federativa horizontal e federal na perspectiva de construção do Sistema Nacional de Educação.
Diretor Responsável: Lara Mesquita
Coordenação: Alexsandro do Nascimento Santos (EP)
Público Alvo: Educadores, Gestores, Lideranças de Movimentos Sociais e Comunitários, Estudantes e Cidadãos em Geral.
Vagas: 90
Carga Horária: 24h
Inscrições: Encerradas. Relação de Selecionados
Programação:
Data | Hora | Local | Palestrante | Tema da palestra/aula |
27/set | 19h – 22h | Sala Sérgio Vieira de Mello – (“Sala A”) | Lara Mesquita (EP-CMSP) e Alexsandro Santos (EP-CMSP) | Estado Brasileiro, Federalismo e Políticas Educacionais: A construção do SNE | Slide |
29/set | 19h – 22h | Sala Sérgio Vieira de Mello | Úrsula Peres (USP) | Financiamento e Orçamento da Educação no Brasil | Slide |
04/out | 19h – 22h | Sala Sérgio Vieira de Mello | Alexsandro Santos (EP-CMSP) | Etapas e Modalidades da Educação Básica: Desafios para a próxima década [Slide] |
06/out | 19h – 22h | Sala Sérgio Vieira de Mello | Maria Isabel de Almeida (USP) | Formação e Carreira dos Profissionais da Educação [Slide] |
11/out | 19h – 22h | Sala Sérgio Vieira de Mello | Ocimar Alarvase (USP) | Avaliação e Monitoramento dos Resultados Educacionais [Slide] |
13/out | 19h – 22h | Sala Sérgio Vieira de Mello | Joaquim José Soares Neto (UNB) | Demanda e Infraestrutura das Redes Escolares |
18/out | 19h – 22h | Sala Sérgio Vieira de Mello | César Callegari (SESI/CNE) | Base Nacional Curricular Comum e Políticas Curriculares no Brasil |
20/out | 19h – 22h | Sala Sérgio Vieira de Mello | Ricardo Madeira (FEA-USP) | As desigualdades educacionais como desafio das políticas públicas: raça, etnia e gênero. |
Corpo Docente:
Lara Mesquita: Doutora em Ciência Política Pelo IESP/UERJ (2016), é pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e do Cebrap desde 2004, e do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI/USP) desde 2013. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2009). Desde 2015 é Diretora Acadêmica da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: Eleições, Coordenação Eleitoral, Partidos Politicos, Coligações Eleitorais e Emendas Orçamentárias (Lattes).
Alexsandro Santos: Doutor em História da Educação pela Universidade de São Paulo (2015). É Consultor Técnico Legislativo – Educação na Câmara Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação (História dos Intelectuais, História da Formação de Professores e Administradores Escolares); Políticas Públicas na área de Educação; Gestão Escolar, Relações Raciais e Diversidade na Escola (Lattes).
Úrsula Peres: Mestre e doutora em Economia pela Fundação Getulio Vargas – SP (2007), tendo realizado parte do Mestrado na HEC-França. Desde 2008 é Professora Doutora da EACH/USP no Curso de Gestão de Políticas Públicas e nos Programas de Mestrado – Mudança Social e Participação Política e Gestão de Políticas Públicas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão pública e controladoria do setor público. Atuou como gestora na área de orçamento público e consultora de empresas e governos nas áreas de planejamento e orçamento, gestão de políticas públicas, recursos da educação e fundos municipais (Lattes).
Maria Isabel de Almeida: É Doutora (1999) e Livre Docente (2011) na área de Didática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Pós-Doutora pela Universitat Autònoma de Barcelona (2007). Atualmente é Professora Associada III junto ao Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Integra a Comissão Central Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino/PAE junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. Coordena, em parceria, o grupo de pesquisa GEPEFE-FEUSP (Grupo de Estudos e pesquisas sobre a Formação de Educadores da FEUSP). É coordenadora do Grupo de Trabalho de Didática da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação desde outubro/2015 (Lattes).
Ocimar Alarvase: Estudou Engenharia Eletrônica na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, de 1978 a 1982. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos-SP (1984). Mestre (2002) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como Técnico de Desenvolvimento Profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac-São Paulo), de 1988 a 1994, e como Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, de 1995 a 2008. É professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) (Lattes).
Joaquim José Soares Neto: Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de Brasília, realizou a graduação e o mestrado no Instituto de Física da Universidade de Brasília, doutorado na Aarhus University (Dinamarca) e pós-doutorado no California Institute of Technology (Caltech), nos Estados Unidos. Trabalha em pesquisa na área de Avaliação da Educação Superior e da Educação Básica por mais de 15 anos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam/UnB) e no no Pólo do Instituto de Física do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, ambos da Universidade de Brasília. É Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), é membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e também faz parte do Conselho Científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) (Lattes).