Políticas da Educação de Jovens e Adultos na Cidade de São Paulo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sua história marcada por exclusão e negação de direitos que se assemelham à própria história do povo brasileiro e à conjuntura, ainda experimentada nesse aspecto. As políticas públicas de educação para esse público são recentes, “cerca de 50 anos de histórias de lutas” (Lima, 2017, p. 361), e foram construídas com base em campanhas de alfabetização e projetos assinalados por características de provisoriedade, pulverização e descontinuidade.

Refletir sobre esse público e essa modalidade de ensino requer o entendimento de suas funções e finalidades específicas, assim como buscar a aproximação dos princípios da escola democrática que caracteriza a Educação de Jovens e Adultos como ato político e de conhecimento, no qual se deve realizar a leitura da realidade em que os sujeitos estão inseridos para, então, se apropriarem das habilidades de leitura da palavra escrita que permeiam o universo de uma sociedade letrada e participativa.

Por isso, a oferta desse processo de formação aos educadores e gestores é tão importante porque oportuniza a reflexão do sentido e relevância das políticas públicas para esse público desenvolvidas no município de São Paulo nos últimos 30 anos, além de dar a conhecer projetos bem sucedidos na Rede Municipal de Ensino.

Objetivos:

  • Observar o panorama histórico das políticas de EJA e indicadores de qualidade;
  • Refletir sobre a EJA na cidade de São Paulo no que diz respeito ao seu currículo e às suas práticas;
  • Conhecer os sujeitos de aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos, suas características, suas potencialidades e suas necessidades
  • Identificar relações entre a Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho;
  • Compartilhar experiências de Educação de Jovens e Adultos na cidade de São Paulo;

Conteúdos: 

  • Panorama Histórico das Políticas de EJA e indicadores de qualidade
  • A EJA na cidade de São Paulo: currículo e práticas;
  • Sujeitos de Aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos: quem são os alunos da EJA em São Paulo;
  • A Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho;
  • Experiências de Educação de Jovens e Adultos na cidade de São Paulo;

Público alvo: Professores, Diretores de escola, Assistentes de Direção e Coordenadores Pedagógicos, Supervisores

Vagas: 500

Carga Horária: 21 horas (7 encontros online de 3h)

Transmissão ONLINE através de streaming na página
da Escola do Parlamento no Facebook

Inscrições: encerradas

Questionário de Avaliação 

 

(no dia da publicação às 15h; caso ela ocorra no sábado, as inscrições serão abertas ás 15h da segunda-feira seguinte)
ATENÇÃO: inscrições abertas até às 9h do dia 08/9 ou até o encerramento das vagas


 

Programação:
todos os encontros acontecem das 10h às 13h

08/09
Panorama Histórico das Políticas de EJA e indicadores de qualidade

Luís Fernando Franco • Maurilane Biccas

Clique aqui para rever

Clique aqui para acessar o material – Maurilane Biccas

10/09
A EJA na cidade de São Paulo: currículo e práticas

Milena Micossi • Lívia Antongiovanni

Clique aqui para rever 

Clique aqui para acessar o material – Livia Antongiovanni

15/09
Sujeitos de Aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos: quem são os alunos da EJA em São Paulo

Eda Luiz • 4 Alunos da EJA

Clique aqui para rever 

17/09
A Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho

Vanessa Tiveron • Jarina Rodrigues Fernandes

Clique aqui para rever 

Clique aqui para acessar o material – Jarina Fernandes

22/09
Experiências de Educação de Jovens e Adultos na cidade de São Paulo – CIEJAs

Maria Adélia Gonçalves Ruotolo (Cieja Cambuci)– Projeto Gênero e Transcidadania • Viviane Lemos de J. Moreiras (Cieja Santana/Tucuruvi e Itaquera) – Educação Especial

Clique aqui para rever 

Clique aqui para acessar o material – Viviane Lemos

 

24/09 –
Experiências de Educação de Jovens e Adultos na cidade de São Paulo – EJA Regular e Modular

Sarah Cazella (EMEF Paulo Prado) – Juvenilização e o Letramento Digital na EJA • Claudia Regina Dias Branco Garcia (EMEF Octávio Pereira Lopes) – História, memória cultura e diversidade • Ana Regina Spinardi (DRE Itaquera) – Caminhos para as relações étnico-raciais no contexto atual da EJA • Jeyjenne Galdino de Albuquerque (EMEF Presidente Campos Salles) – Território de Cultura e Paz

Clique aqui para rever 

Clique aqui para acessar o material – Claudia Garcia
Clique aqui para acessar o material – Jeyjenne Albuquerque
Clique aqui para acessar o material – Sarah Cazella

 

29/09
Experiências de Educação de Jovens e Adultos na cidade de São Paulo – MOVA

Meire Regina Lima (Coordenadora do MOVA Unas) • Adriana de Oliveira (Educadora do MOVA – AMMO)  • Zilnete Lenira Marques Cabral (EMEF Armando de Salles Oliveira) – A arte da escuta e os direitos humanos

Clique aqui para rever 

Clique aqui para acessar o material – Adriana de Oliveira
Clique aqui para acessar o material – Meire Lima

 


Referências:

DI PIERRO, Maria Clara. Os desafios para garantir a Educação de Jovens e Adultos. Gestão Escolar, São Paulo, ed. 31, maio 2014. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/ conteudo/114/os-desafios-para-garantir-a- -educacao-de-jovens-e-adultos. Acesso em: 1 nov. 2018.

ARROYO, Miguel Gonzáles. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: MEC/SEB, 2007.

ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. São Paulo: SME/COPED, 2017.

FREIRE, Paulo, 1921 – A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.


ATENÇÃO

A geração do certificado será feita após resposta satisfatória a questionário online de avaliação de conteúdo que será disponibilizado após a última aula somente àqueles que fizeram a inscrição via plataforma Sympla (leia aqui a Política de Certificação para Cursos à Distância da EP)