Diretor Responsável: Alexsandro do Nascimento Santos
Coordenadora: Silvia Aparecida Santos de Carvalho
Tendo em vista que o Currículo Da Cidade se pauta pelos princípios da Educação Inclusiva, de Equidade e da Educação Integral, é desafio de cada educador da Rede Municipal de Ensino desenvolver estratégias que possibilitem que cada bebê , criança, adolescente, jovem ou adulto matriculado nas Unidades Educacionais da Rede se beneficiem de recursos e estratégias pedagógicas que possibilitem que todos experimentem reais possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento e que lhes ofereçam oportunidades de pleno desenvolvimento humano e exercício da cidadania.
Assim, a escola se vê diariamente desafiada a reconhecer as diferenças como características da diversidade humana e, ao mesmo tempo, reconhecer as desigualdades que interferem nestes processos é que faz necessário o desenvolvimento de políticas públicas educacionais que equiparem as oportunidades de desenvolvimento e acesso aos conteúdos escolares.
É nesta direção que se propõe este espaço de interlocução com os educadores para que os mesmos possam conhecer possibilidades de atuação e acompanhamento dos profissionais da educação no desenvolvimento de recursos e práticas pedagógicas.
Objetivos: apresentar os princípios norteadores do Currículo da Cidade; apresentar O NAAPA como política pública promotora dos princípios de equidade, educação inclusiva e educação integral; dialogar sobre as ações desenvolvidas para atender as dificuldades de aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Carga Horária: 8 horas
Vagas: 100
Público alvo: Assist. de Diretor de Escola, Coord. Pedagógico, Diretor de Escola, POEI, POIE, POSL, Prof. de Educação Infantil, Prof. E.F. II e Médio, Prof. Ed. Infantil e Ens. Fund. I, Supervisor Escolar
Programação:
05 e 07 de novembro – das 15h às 19h
Sala Sérgio Vieira de Mello
Palestrantes:
Marcia Andrea Bonifácio da Costa Oliveira – Professora de matemática, especialista em educação especial inclusiva, distúrbios da aprendizagem, saúde mental e neuropsicopedagogia. Professora da Rede Municipal de São Paulo e atualmente Atua no NAAPA da Secretaria Municipal de Educação
Monica de Fátima Laratta Vasconcelos – Pedagoga, psicopedagoga Clínica. Professora Alfabetizadora da Rede Municipal de São Paulo e atualmente atua no NAAPA da Secretaria Municipal de Educação
Silvia Aparecida Santos de Carvalho – Doutora em Educação. Psicopedagoga. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de São Paulo. Atualmente coordena projetos de formação para a cidadania na Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo
Inscrições: encerradas
Bibliografia:
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade – São Paulo: SME/COPED, 2019.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Portaria nº 6.566 de 24 de novembro de 2014. Dispõe sobre a implantação e implementação do Núcleo de Apoio a Acompanhamento para a Aprendizagem – NAAPA. Diário Oficial da Cidade de 25 de novembro de 2015, p.12.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem Caderno de debates do NAAPA : questões do cotidiano escolar. – São Paulo: SME / COPED, 2016.