Política Pública de atendimento aos processos de aprendizagem: promoção da educação inclusiva, integral e cidadã

Diretor Responsável: Alexsandro do Nascimento Santos

Coordenadora: Silvia Aparecida Santos de Carvalho

Tendo em vista que o Currículo Da Cidade se pauta pelos princípios da Educação Inclusiva, de Equidade e da Educação Integral, é desafio de cada educador da Rede Municipal de Ensino desenvolver estratégias que possibilitem que cada bebê , criança, adolescente, jovem ou adulto matriculado nas Unidades Educacionais da Rede se beneficiem de recursos e estratégias pedagógicas que possibilitem que todos experimentem reais possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento e que lhes ofereçam oportunidades de pleno desenvolvimento humano e exercício da cidadania.

Assim, a escola se vê diariamente desafiada a reconhecer as diferenças como características da diversidade humana e, ao mesmo tempo, reconhecer as desigualdades que interferem nestes processos é que faz necessário o desenvolvimento de políticas públicas educacionais que equiparem as oportunidades de desenvolvimento e acesso aos conteúdos escolares.

É nesta direção que se propõe este espaço de interlocução com os educadores para que os mesmos possam conhecer possibilidades de atuação e acompanhamento dos profissionais da educação no desenvolvimento de recursos e práticas pedagógicas.

Objetivos: apresentar os princípios norteadores do Currículo da Cidade; apresentar O NAAPA como política pública promotora dos princípios de equidade, educação inclusiva e educação integral; dialogar sobre as ações desenvolvidas para atender as dificuldades de aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Carga Horária: 8 horas

Vagas: 100

Público alvo: Assist. de Diretor de Escola, Coord. Pedagógico, Diretor de Escola, POEI, POIE, POSL, Prof. de Educação Infantil, Prof. E.F. II e Médio, Prof. Ed. Infantil e Ens. Fund. I, Supervisor Escolar

Programação:

05 e 07 de novembro – das 15h às 19h

Sala Sérgio Vieira de Mello

 

Palestrantes:

Marcia Andrea Bonifácio da Costa OliveiraProfessora de matemática, especialista em educação especial inclusiva, distúrbios da aprendizagem, saúde mental e neuropsicopedagogia. Professora da Rede Municipal de São Paulo e atualmente Atua no NAAPA da Secretaria Municipal de Educação

Monica de Fátima Laratta VasconcelosPedagoga, psicopedagoga Clínica. Professora Alfabetizadora da Rede Municipal de São Paulo e atualmente atua no NAAPA da Secretaria Municipal de Educação

Silvia Aparecida Santos de CarvalhoDoutora em Educação. Psicopedagoga. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de São Paulo. Atualmente coordena projetos de formação para a cidadania na Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

Inscrições: encerradas

 


Bibliografia:

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade – São Paulo: SME/COPED, 2019.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Portaria nº 6.566 de 24 de novembro de 2014. Dispõe sobre a implantação e implementação do Núcleo de Apoio a Acompanhamento para a Aprendizagem – NAAPA. Diário Oficial da Cidade de 25 de novembro de 2015, p.12.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem Caderno de debates do NAAPA : questões do cotidiano escolar. – São Paulo: SME / COPED, 2016.