Gestão Democrática da Educação Básica – a importância do Quadro de Apoio para uma escola pública de qualidade social

Os profissionais do Quadro de Apoio (QA) e Auxiliares Técnicos de Educação (ATE) da rede municipal de ensino de São Paulo são de extrema relevância para a implementação de uma gestão democrática da escola, uma vez que são os primeiros a estabelecerem relação com alunos e familiares que chegam no espaço escolar.

São esses profissionais que recebem a comunidade, que prestam as primeiras informações, que dão as primeiras orientações, que acolhem as famílias, que as acompanham desde o portão até os outros espaços da escola. É função desses profissionais ainda apoiar os estudantes nos diferentes espaços. Eles mediam os conflitos que surgem entre as crianças e os adolescentes, atendem as necessidades trazidas pelos alunos e auxiliam os professores, estando presentes também na organização da burocracia da Escola, zelando pelos registros institucionais produzidos no ambiente escolar.

Torna-se, portanto, muito necessária a formação contínua desses profissionais. É fundamental que eles compreendam a importância e o seu papel educativo na implementação de uma gestão democrática da escola e esta proposta de formação vem ao encontro dessa necessidade.

Objetivos:

  • Discutir o princípio da Gestão Democrática da Escola Pública;
  • Compreender o papel educativo dos profissionais do Quadro de Apoio e dos Auxiliares Técnicos de Educação na implementação da Gestão Democrática da Escola Pública;
  • Discutir como se estabelecem as relações entre escola e comunidade a fim de pensar o papel educativo, de mediador de conflitos e de servidor público dos profissionais do QA e do ATE;
  • Introduzir noções básicas da mediação de conflito utilizando outras linguagens como, por exemplo, a literatura;
  • Identificar a importância de zelar pelos registros escolares e de gerenciar a burocracia com transparência, respeitando as determinações legais;
  • Refletir sobre as práticas implementadas tradicionalmente na organização dos tempos, espaços, materiais, nas interações, nas relações entre os alunos e no modo como estes estabelecem as relações entre si;
  • Discutir as diferentes possibilidades de participação na gestão democrática da Escola;

Público Alvo: Profissionais do Quadro de Apoio (QA) e Auxiliares Técnicos de Educação (ATE) da rede pública municipal de São Paulo.

Vagas: 300 vagas – 6 turmas

Carga Horária: 20 horas

Inscrições: encerradas (vagas esgotadas)

Este curso será realizado em formato aberto, mas somente profissionais do Quadro de Apoio (QA) e Auxiliares Técnicos de Educação (ATE) poderão se inscrever e ter direito à certificação.


Programação:

Serão 7 encontros, sempre às segundas e sextas-feiras, começando no dia 10 de julho, exceto pelo último encontro que acontece na quinta-feira, dia 30/7.

10/07 – 19h às 21h
Princípio da Gestão Democrática da Escola Pública
Palestrante: Eduardo Donizeti Girotto
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13/07 – 19h às 22h
Princípio da Gestão Democrática da Escola Pública
Palestrante: Luciene Cavalcante da Silva
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17/07 – 19h às 22h
O papel educativo dos profissionais do Quadro de Apoio e dos Auxiliares Técnicos de Educação na implementação da Gestão Democrática da Escola Pública
Palestrante: João Batista Magalhães Paes de Barros Filho
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20/07 – 19h às 22h
As relações entre escola e comunidade e o papel educativo, de mediador de conflitos e de servidor público dos profissionais do QA e do ATE
Palestrante: Valéria Dall’orio Cisneros
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24/07 – 19h às 22h
Noções básicas de mediação de conflito com diferentes linguagens
Palestrante: Márcio Vidal Marinho
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27/07 – 19h às 22h
A importância de zelar pelos registros escolares e de gerenciar a burocracia com transparência, respeitando as determinações legais
Palestrante: Jaqueline Cordeiro Sousa Moribe
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30/07 – 19h às 22h
Práticas implementadas tradicionalmente na organização dos tempos, espaços, materiais, nas interações, nas relações entre os alunos e no modo como estes estabelecem as relações entre si e com a sociedade
Palestrantes: Simone Cavalcante Silva Oliveira Alina Soares e Rodrigues de Oliveira
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ATIVIDADE – Plano de Ação

Com o provável retorno às aulas no dia 08 de setembro, há a necessidade de se rever o Projeto Político Pedagógico para adequação das atividades escolares diante da pandemia de Covid 19. E a participação dos profissionais do Quadro de Apoio (QA) e Auxiliares Técnicos de Educação (ATE) da rede municipal de ensino de São Paulo na gestão democrática da escola é de suma importância.

A partir das discussões realizadas nas aulas, os participantes inscritos neste curso deverão elaborar um Plano de Ação específico do Quadro de Apoio e de Auxiliares Técnicos de Educação (ATE) adequado à realidade da Pandemia Covid-19.

(as instruções encontram-se no documento Elaboração de um Plano de Ação para o período de pandemia Covid-19– clique para acessar)



ATENÇÃO

A transmissão do curso será ONLINE através de streaming na página da Escola do Parlamento no Facebook.

A geração do certificado será feita após resposta satisfatória a 2 questionários de avaliação online que serão disponibilizados somente àqueles que fizeram a inscrição via plataforma Sympla. O primeiro será aplicado no dia 20/07 (após a 4ª aula) e o outro logo que terminar a última aula, no dia 30/07. 

Leia aqui a Política de Certificação para Cursos à Distância da EP.