Os profissionais do Quadro de Apoio (QA) e Auxiliares Técnicos de Educação (ATE) da rede municipal de ensino de São Paulo são de extrema relevância para a implementação de uma gestão democrática da escola. São os primeiros a estabelecer relação com alunos e familiares que chegam no espaço escolar, apoiam os estudantes nos diferentes espaços, medeiam conflitos entre crianças e adolescentes e zelam pelos registros institucionais produzidos no ambiente escolar.
Atendendo a missão pública da formação contínua de seus profissionais, e que essa formação aborde temas que lhes permita compreender a importância e o seu papel educativo na implementação de uma gestão democrática da escola.
A partir do estudo das contribuições expressas no Currículo da Cidade, estes profissionais aprofundarão seus conhecimentos sobre a gestão democrática da escola pública, planejamento e organização dos tempos, espaços, materiais, interações e relações que se apresentam no espaço escolar, bem como identificarem a importância de sua colaboração para o êxito das funções sociais da escola.
Este curso é a segunda edição do curso realizado em julho/2020.
Objetivos:
- Discutir o princípio da Gestão Democrática da Escola Pública;
- Discutir as diferentes possibilidades de participação na gestão democrática da Escola;
- Compreender o papel educativo dos profissionais do Quadro de Apoio e dos Auxiliares Técnicos de Educação na implementação da Gestão Democrática da Escola Pública;
- Discutir como se estabelecem as relações entre escola e comunidade a fim de pensar o papel educativo, de mediador de conflitos e de servidor público dos profissionais do QA e do ATE;
- Introduzir noções básicas da mediação de conflito utilizando outras linguagens como, por exemplo, a literatura;
- Compreender seus direitos e deveres;
- Entender sobre os princípios do ECA.
Público alvo: Profissionais do Quadro de Apoio (QA) e Auxiliares Técnicos de Educação (ATE) da rede pública municipal de São Paulo.
Vagas: 500
Carga horária: 20 horas (16 horas online + 4 horas de estudos e pesquisas)
Transmissão ONLINE através de streaming na página
da Escola do Parlamento no Facebook
Inscrições: encerradas
(no dia da publicação às 15h; caso ela ocorra no sábado, as inscrições serão abertas às 15h da segunda-feira seguinte)
Inscrições abertas até às 18h do dia 04/9 ou até o término das vagas
Este curso será realizado em formato aberto. Portanto, se você não conseguiu se inscrever, ainda pode acompanhar as transmissões. Lembrando que somente quem se inscreveu vai ter direito à certificação.
Questionário:
O questionário ficará disponível até as 10h59h do dia 02/10/2020, sexta-feira. O prazo para respostas NÃO SERÁ PRORROGADO e somente quem se inscreveu para o curso via plataforma Sympla poderá preencher o questionário e ser certificado.
Programação:
ATENÇÃO – todos os encontros acontecem das 19h às 21h, exceto o primeiro (04/9) e o último (28/9) que acontecem das 19h às 22h
04/09 – 19h às 22h
Princípio da Gestão Democrática da Escola Pública
Ivana Maria Eraclide e Silvana Soares de Assis
11/09 – 19h às 21h
Direitos e deveres do servidor público municipal
Arlinton Nakazawa e Simone Cavalcante Silva Oliveira
14/09 – 19h às 21h
Assédio moral nas relações de poder na escola pública
Caio Stenio e Silva Borges e Claudia Maria Luciano
18/09 – 19h às 21h
O papel educativo dos profissionais do Quadro de Apoio na implementação da gestão democrática da escola pública
Eduardo Donizetti Girotto e Luciene Cavalcante
21/09 – 19h às 21h
A mediação de conflitos e o papel educativo dos profissionais do Quadro de Apoio
Márcio Vidal e Jaqueline Moribe
25/09 – 19h às 21h
As relações entre escola e comunidade e o papel de servidor público dos profissionais do Quadro de Apoio
Valéria Cisneros e João Batista
28/09 – 19h às 22h
O quadro de apoio e o ECA em suas relações com os alunos.
Alina Soares Rodrigues de Oliveira e Kleber Matias da Rocha
Referências Bibliográficas:
CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/47275.pdf Acesso em: 22 de outubro de 2018.
BENEVIDES, Maria Vitória. A Cidadania Ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo, Editora Ática,1991.
CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um Conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública.Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 1997.
APPLE, Michael W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000.
AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: Edusp/Fapesp, 1992.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2014.(Coleção Experiência e Sentido)
Burbridge,Anna; Burbridge,Richard Marc .Gestão de conflitos.São Paulo: Saraiva,2012.
LEI Nº 14.660 DE 26 DE DEZEMBRO DE 2007.
LEI Nº 8.989, DE 29 DE OUTUBRO DE 1979.
LEI Nº 13.288, DE 10 DE JANEIRO DE 2002.
ATENÇÃO
A geração do certificado será feita após resposta satisfatória a questionário online de avaliação de conteúdo que será disponibilizado após a última aula SOMENTE ÀQUELES QUE FIZEREM A INSCRIÇÃO VIA PLATAFORMA SYMPLA (leia aqui a Política de Certificação para Cursos à Distância da EP).