- Home
- /
- Vereadores
- /
- Gilberto Natalini
Gilberto Natalini
Vereador pelo partido sem-partido
ATENÇÃO: Este vereador esta licenciado ou pertence a uma legislatura anterior à atual. Acesse a relação de Parlamentares em exercício aqui.
O vereador Gilberto Natalini nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de março de 1952. Formado em medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1975. É especialista em Gastrocirurgia. Foi presidente por dois mandatos do COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), que agrega 645 Municípios.
De 1997 a 2000, Natalini foi Secretário Municipal de Saúde do município de Diadema/SP. Também presidiu o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde- CONASEMS, entidade que congrega os mais de 5.561 municípios do país.
Iniciou sua carreira política em 1970, ainda como estudante, quando participou das ações estudantis lutando pela liberdade democrática no país. Desde então participa de movimentos populares.
Em 1976, foi médico residente do Hospital do Servidor Público Estadual. De 1978 a 1987 foi diretor do Sindicato dos Médicos. Foi chefe e cirurgião do Ambulatório Médico do Sindicato dos Condutores de São Paulo por 24 anos.
Gilberto Natalini participou da mobilização pela aprovação da Emenda 29 que vinculou as verbas do SUS. Concursado na Prefeitura Municipal de São Paulo desde 1988, é médico cirurgião licenciado do Hospital Municipal do Campo Limpo, onde implantou e coordenou o serviço de atendimento ao acidentado do trabalho.
Em 2000, foi eleito vereador de São Paulo pelo PSDB. Sempre colocou a política a favor da Saúde e do Meio Ambiente, que são as principais bandeiras defendidas ao longo de sua vida pública. Em 2001, em representação ao seu partido foi líder da bancada na Câmara Municipal. Em 2003, participou ativamente como vice-presidente da CPI das Antenas de Celulares.
Já em seu 2º mandato na Câmara, em 2005 deixou o legislativo para ocupar a pasta da Secretaria de Participação e Parceria, voltando para o legislativo desde 2006 até hoje.
Causas ambientais
Gilberto Natalini é proponente da Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo. A conferência está em sua 16ª edição.
Em 2016 foi reeleito vereador pelo PV/SP, e está em seu 5º mandato. É autor de 300 projetos de lei, tendo 91 leis aprovadas. É o caso da lei que obriga a Prefeitura a utilizar água de reuso para lavagem de feiras, parques e ruas, por exemplo. Como resultado, o projeto já economizou bilhões de litros de água potável, entre tantas outras leis.
Dedica seu mandato principalmente às causas de saúde pública, meio ambiente e urbanismo. Embora atuante na Câmara, ele, há 42 anos, atende em seu consultório médico em Santo Amaro. Além disso, realiza um trabalho médico voluntário no Ambulatório Médico do Centro Social Bom Jesus do Cangaíba desde 1976.
Em 2017 foi Secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo. Ainda em 2017 reassumiu o mandato de vereador na Câmara Municipal de São Paulo.
Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Gilberto Natalini.Últimas notícias relacionadas com o vereador
Agora é Lei: Povos indígenas poderão fazer credenciamento em feiras e eventos de artesanato
Acessar notíciaSão Paulo discute alternativas para a cidade no enfrentamento das mudanças climáticas
Acessar notíciaRetrospectiva: Cassação de vereador por fala racista foi um dos marcos da 18ª legislatura
Acessar notíciaFale com o vereador Gilberto Natalini
Participe do mandato do vereador com propostas, sugestões e receba informativos.
Resposta