Extinção do Tribunal de Contas do Município é proposta por vereador

DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO 

Em tramitação na Câmara Municipal, o PLO (Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município) 1/2018, de autoria do vereador Fernando Holiday (DEM), propõe a extinção do TCM (Tribunal de Contas do Município) de São Paulo.

A iniciativa legal altera os artigos da Lei Orgânica do Município que tratam do TCM, com a finalidade de excluir a menção ao órgão, revogando dispositivos que tratam do Tribunal.

Segundo o PLO, a fiscalização contábil, orçamentária e financeira da cidade de São Paulo será feita, a partir da entrada em vigor do Projeto, pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) paulista. Na justificativa do PLO, Holiday afirma considerar que o TCM de São Paulo é uma estrutura “caríssima e desnecessária”.

“Qualquer munícipe, partido político, associação ou entidade é parte legítima para denunciar irregularidades à Câmara Municipal e aos órgãos do Poder Executivo”, afirma o vereador, na justificativa do Projeto.

Para suprir a ausência do órgão fiscalizador municipal, as alterações sugeridas na Lei Orgânica do Município pretendem ampliar a transparência das ações do Executivo e do Legislativo paulistanos, de modo a facilitar o acompanhamento, por parte do TCE, da gestão e dos resultados operacionais.

Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação do vereador Fernando Holiday (DEM). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário “Fale com o Vereador”.

Uma Contribuição

Arlindo Amaro dos Santos

A iniciativa da proposta de extinção do TCM/SP vem de encontro com o Projeto do Governo Federal -Reforma da Previdência – nas contenções de despesas. Vale lembrar que apenas SP e Rio de Janeiro existem TCM, os demais municípios – 5.570 mil – da federação a Fiscalização, Contábil, orçamentária, financeira, são controladas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) sendo desnecessário a existência de uma estrutura de custo caríssimo para o Contribuinte. Além que a Sociedade, Partidos Políticos, Associações, tem o dever de denunciar irregularidades á CMSP, de modo a facilitar e ampliar a Transparência nas Ações do Prefeito, Vereadores, objetivando assim resultados positivo aos cofres Públicos. Vamos fazer acontecer!

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também